A agência da ONU para os refugiados palestinianos (UNRWA) disse hoje que o Hamas devolveu toda a ajuda que tinha roubado na semana anterior – tornando assim possível que a agência retome a distribuição de ajuda na Faixa de Gaza.
A UNRWA tinha decidido suspender toda a ajuda em Gaza na sexta-feira, depois de por duas vezes o Hamas confiscar ajuda, primeiro de um armazém, depois de camiões de distribuição.
O movimento islamista, no poder em Gaza, não admitiu directamente os roubos mas disse achar que toda a população, e não apenas aqueles registados como refugiados, merecia ajuda. O movimento está aperder apoio entre a população de Gaza: segundo uma sondagem do Palestine Centre for Public Opinion citada pelo diário “Ha’aretz”, apenas 28 por cento dos palestinianos a viver em Gaza dizem apoiar o Hamas.
Enquanto isso, o Presidente egípcio, Hosni Mubarak, disse esperar que na próxima semana haja resultados de conversações para uma trégua de longo prazo entre o Hamas e Israel. Mubarak falava em Paris depois de um encontro com o Presidente francês, Nicolas Sarkozy.
O Cairo tem estado a moderar as negociações indirectas entre o Hamas e Israel. Ainda hoje, o diário egípcio “Al-Gomhoria” noticiava que o acordo poderia estar concluído ainda mais cedo, depois do “Ha’aretz” ter anunciado na véspera que o Hamas aceitava incluir num acordo para abertura de pontos de passagem e fronteiras o soldado israelita Gilad Shalit, raptado em 2006 na Faixa de Gaza.


