O primeiro-ministro israelita, Ehud Olmert, entregou hoje o seu pedido de demissão ao Presidente Shimon Peres, abrindo caminho à actual ministra dos Negócios Estrangeiros, Tzipi Livni, para o suceder.
Olmert chegou ao final da tarde, de forma discreta, ao edifício da presidência, em Jerusalém, entregando a carta de demissão a Peres, “conforme o compromisso” assumido há cerca de um mês, quando anunciou a intenção de se demitir, depois de o seu nome ter sido envolvido em vários escândalos de corrupção.
Pouco depois, o Presidente israelita confirmou a recepção do pedido de demissão, aproveitando a ocasião para homenagear Olmert “pela sua acção em favor do povo e do Estado de Israel”.
Peres vai agora consultar “todos os grupos parlamentares” para conhecer as suas opiniões sobre o futuro político do país, mas espera-se que venha a confiar a tarefa de formar Governo a Livni, eleita na passada quarta-feira para substituir Olmert à frente do Kadima, o partido centrista actualmente no poder.
A actual chefe da diplomacia terá um algumas semanas para encontrar parceiros de coligação, a fim de garantir a maioria no Parlamento, após as quais Peres poderá optar por nomear outra personalidade para a chefia do Governo ou convocar eleições legislativas antecipadas –a opção defendida pela direita israelita, em maioria nas sondagens.


