• EUA são viciados em brinquedos
  • Explorar Berlim sem agenda
  • Um arco-íris de carnavais brasileiros

Zimbabwe

Obama pretende endurecer as sanções ao regime de Mugabe

28.01.2009 - 12:40 Por Jorge Heitor

  • Votar 
  •  | 
  •  0 votos 
As sanções económicas ao regime de Mugabe podem aumentar As sanções económicas ao regime de Mugabe podem aumentar (Reuters)
O Presidente Barack Obama está a debater com os seus colaboradores uma iniciativa diplomática norte-americana para endurecer as sanções ao regime do Zimbabwe, com vista a eventualmente se conseguir derrubar o Presidente Robert Mugabe, anunciou ontem o jornal britânico "The Times".

Obama pretende persuadir a Rússia e a China a não bloquearem qualquer iniciativa que, nesse sentido, os Estados Unidos levem ao Conselho de Segurança da ONU, prevendo proibição de venda de armas e de investimentos estrangeiros na antiga Rodésia.

Em Julho do ano passado a China e a Rússia, que têm grandes interesses financeiros no Zimbabwe, vetaram tentativas norte-americanas de apertar as sanções a Mugabe, que é acusado de ter manipulado as eleições presidenciais de 2007 para se conseguir manter no poder.

Ontem, o chefe da oposição, Morgan Tsvangirai, disse concordar em formar um Governo de unidade com a ZANU-Frente Patriótica, de Mugabe, mesmo apesar de o seu partido, o Movimento para a Mudança Democrática (MDC) se ter manifestado desiludido com o resultado de uma cimeira da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), realizada segunda-feira em Pretória. Segundo a Reuters, isto denota a existência de divergências no MDC quanto à implementação do acordo de partilha do poder que foi assinado em Setembro último.

Nos últimos cinco meses uma epidemia de cólera infectou mais de 57000 pessoas no Zimbabwe, tendo já havido para cima de 3.000 óbitos, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde.

Estatísticas

  • 950 leitores
  • 22 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1357833

Comentário + votado

Abaixo Mugabe

em resposta ao anónimo da África do Sul: abaixo Mugabe por ter destruído a economia zimbabweana. o ...

hn

29.01.2009 07:50

X

Mais em Mundo (7 de 19 artigos)

Os bloqueios fecharam ligações de fronteira com a Bulgária Agricultores gregos bloqueiam estradas e ligações fronteiriças