• Passo-a-passo para preparar um rolo de sushi
  • A diferença de idades prejudica o sexo?
  • Volta ilustrada à cidade

Entrevista à cadeia árabe Al Arabiya

Obama estende a mão aos muçulmanos na primeira entrevista depois da tomada de posse

27.01.2009 - 11:54 Por Reuters, PÚBLICO

  • Votar 
  •  | 
  •  0 votos 
Obama disse que vai começar a abordar já a questão israelo-palestiniana Obama disse que vai começar a abordar já a questão israelo-palestiniana (Yuri Gripas/Reuters)
O Presidente dos EUA, Barack Obama, deu uma entrevista ao canal árabe por cabo Al Arabiya, onde disse aos muçulmanos que os americanos não são seus inimigos.

Obama afirmou também que já é tempo para Israel e os palestinianos retomarem as negociações de paz e que a América está preparada para estender uma mão pacífica ao Irão se o país “abrir o seu punho”.

“A minha tarefa face ao mundo muçulmano é comunicar-lhe que os americanos não são seus inimigos”, disse Obama na entrevista, citada no site da CNN. “Por vezes cometemos erros. Não somos perfeitos”, acrescentou.

“É impossível para nós pensar apenas em termos do conflito israelo-palestiniano e não pensar em termos do que está a acontecer com a Síria, ou o Irão, ou o Líbano, ou o Afeganistão e o Paquistão”, disse àquela televisão com sede no Dubai, citado pela Reuters. Louvou ainda o rei saudita Abdullah por avançar com um plano árabe de paz para o Médio Oriente.

Sobre o Irão, Obama pensa que é importante utilizar todas as ferramentas disponíveis do poder americano, incluindo a diplomacia. “É importante para nós estar dispostos a falar com o Irão, para expressar muito claramente quais são as nossas diferenças, mas também as potenciais vias para progresso”, disse.

“Se países como o Irão estiverem dispostos a abrir o punho, irão encontrar da nossa parte uma mão estendida.”

O novo Presidente, que tomou posse no dia 20, disse que a nomeação do antigo senador George Mitchell como enviado ao Médio Oriente é o início da materialização das suas promessas de campanha.

“Enviar George Mitchell para o Médio Oriente é cumprir a minha promessa de campanha de que não vamos esperar até ao fim da minha administração para abordar a paz entre Israel e a Palestina. Vamos começar já”, disse Obama.

E acrescentou que a sua Administração queria começar por ouvir e falar com os envolvidos sem julgar antecipadamente as suas preocupações.

Estatísticas

  • 3619 leitores
  • 34 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1357662

Comentário + votado

Pois

Aos muçulmanos há que dar a mão mas não o braço.

David Cohen

29.01.2009 00:53

X

Mais em Mundo (3 de 12 artigos)

Morgan Tsvangirai sugeriu que as suas exigências para a partilha do poder não foram atendidas Líderes da África Austral anunciam acordo para formação de Governo no Zimbabwe que a oposição rejeita