• Petiscos com frango, das moelas à batata doce
  • Kiev, a porta de entrada da Ucrânia
  • Energia de bicicletas para o DJ tocar

Sismo de magnitude 8 provoca devastação nas Samoa

Número de mortos de tsunami no Pacífico sobe para mais de 110

30.09.2009 - 13:35 Por AFP

  • Votar 
  •  | 
  •  1 votos 
Várias aldeias costeiras e hotéis ficaram totalmente destruídos pela força das águas Várias aldeias costeiras e hotéis ficaram totalmente destruídos pela força das águas (Cynthia Luafalealo/Reuters)
O número de mortos do tsunami registado no Pacífico subiu nas últimas horas para 113, de acordo com o último balanço avançado pelas autoridades das ilhas Samoa, onde várias aldeias costeiras e hotéis ficaram totalmente destruídos pela força das águas.

Os muros de água provocados pela série de tsunamis ocorridos ontem chegaram a atingir os oito metros de altura, destruindo todas as estruturas que se encontravam junto à costa. Nas ilhas do Pacífico da Samoa Ocidental o número de mortos chega já aos 84, enquanto na Samoa Americana o tsunami fez, para já, 22 vítimas mortais. No arquipélago vizinho de Tonga, também afectado, sete pessoas perderam a vida.

O alerta de tsunami foi emitido ontem depois de o Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico – ligado à NOAA, a agência norte-americana para os oceanos e a atmosfera – ter registado um sismo de magnitude 8 na escala de Richter, com epicentro a cerca de 190 quilómetros a Sudeste da Samoa Americana. Pouco antes fora emitido alerta englobando também a Nova Zelândia e outras pequenas ilhas do Pacífico. Vinte minutos após o sismo, foi registado um tsunami. Testemunhas citadas pela AFP contaram que “vagas imensas chegaram à costa”.

O Presidente norte-americano, Barack Obama, já declarou o estado de calamidade na Samoa Americana e prometeu a mobilização dos “meios necessários para uma resposta completa, rápida e agressiva” na ajuda à população.

Tuilaepa Sailele Malielegaoi, primeiro-ministro das Samoa, um arquipélago com perto de 219 mil habitantes, afirmou-se destroçado com a devastação provocada pelo tsunami. “Tantos mortos. Estou chocado e triste com todas estas perdas”.

O secretário-geral da Cruz Vermelha, Talutala Mauala, admitiu que o número de mortos irá “subir provavelmente”, já que outras vítimas ainda não foram registadas pelas autoridades devido a “problemas de comunicação”.

A União Europeia anunciou estar preparada para ajudar a população e a desbloquear uma primeira ajuda de emergência de 150 mil euros. Este apoio financeiro será entregue à Cruz Vermelha para ser utilizado em ajuda médica, abastecimento de água e abrigos para as pessoas desalojadas.

Estatísticas

  • 13 leitores
  • 9 comentários

Video

Tsunami na Samoa: as primeiras imagens da destruição

URL desta Notícia

http://publico.pt/1403087

Comentário + votado

150

Meus amigos... 150.000 euros nestas paragens, é muito dinheiro.

Ostojo

30.09.2009 18:32

X

Mais em Mundo (9 de 13 artigos)

Camara considera "demagogia" dizer que ele controla todas as acções do Exército Líder da junta militar de Conacri diz que não controla o Exército