• Do Brasil a Portugal vão 6764.257 km de ilustração
  • Restaurantes de topo com menus a 20 euros
  • Primeira esplanada Time Out do mundo abre na Avenida da Liberdade

Pequim preocupada com o que está a acontecer

Número crescente de ataques a empresas e trabalhadores chineses em Angola

16.11.2009 - 10:45 Por PÚBLICO

  • Votar 
  •  | 
  •  0 votos 
Numerosas empresas têm estado a ser assaltadas na zona da Grande Luanda Numerosas empresas têm estado a ser assaltadas na zona da Grande Luanda (Fernando Veludo)
As autoridades chinesas deram nesta última semana o alarme para uma vaga de criminalidade de que os seus interesses e cidadãos em Angola estão a ser alvo por parte de grupos mafiosos.

Numerosas empresas e trabalhadores da China têm estado a ser assaltados na zona da Grande Luanda, onde se concentra uma parte substancial da população angolana, o custo de vida é muito elevado e a criminalidade não cessa de aumentar.

Os ataques às companhias e aos trabalhadores ameaçam as relações bilaterais, disseram nos últimos dias o líder do Chinese Business Council (CBC), Xu Ning, e o chefe do Grupo de Construção Urbana de Xangai, Eddie Zhang, citados por órgãos da informação internacional, como a Reuters, a AFP e a BBC.

"Os gangues vão primeiro inspeccionar as instalações e depois voltam com espingardas automáticas Ak-47", disse Zhang, cujo grupo está a construir o novo estádio de futebol de Luanda, destinado à Taça Africana das Nações, de 2010.

Há já mais de 40.000 chineses a trabalhar em Angola, mas alguns começam a procurar partir, tendo em conta o elevado índice de criminalidade, que em Setembro levou mesmo ao assassínio do empresário Xu Tonggou, quando tentava resistir a um assalto.

A China deu a Angola mais de 5000 milhões de dólares (3342 milhões de euros) em empréstimos, para a construção de infra-estruturas, tendo recebido em troca remessas de petróleo, que são o principal trunfo do Estado angolano.

Estatísticas

  • 15 leitores
  • 3 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1410014

Comentário + votado

Esta mal

Isto é ridículo matar os chineses não resolve o problema dos angolanos, afinal quem ...

Anónimo

16.11.2009 17:53

X

Mais em Mundo (9 de 17 artigos)

Testemunhas locais sugerem ter sido um ataque de vingança da Al-Qaeda Aldeões que combateram a Al-Qaeda mortos por homens armados no Iraque