• Um arco-íris de carnavais brasileiros
  • A nova padaria francesa da baixa lisboeta
  • A cozinha coreana chegou de carrinha a Lisboa

Para sair do impasse

Nuclear: Irão responde hoje à oferta de cooperação com as grandes potências

04.07.2008 - 12:00 Por AFP

  • Votar 
  •  | 
  •  0 votos 
Jalili fez esta declaração a Javier Solana Jalili fez esta declaração a Javier Solana (Morteza Nikoubazl/Reuters)
O Governo iraniano vai dar hoje a sua resposta a uma oferta de cooperação das grandes potências para sair do impasse relativo ao programa nuclear iraniano, declarou o negociador iraniano responsável pelo dossier, Said Jalili, noticiou a televisão estatal.

Jalili fez esta declaração, por telefone, ao chefe da diplomacia da União Europeia, Javier Solana, que apresentou em meados de Junho esta oferta ao Irão.

“A República islâmica preparou e apresentou uma resposta aos seis países com uma visão construtiva e criativa, salientando os pontos em comum”, explicou Jalili.

O grupo 5+1 (cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU – China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia – e a Alemanha) ofereceu cooperação em troca da suspensão do enriquecimento de urânio pelo Irão.

Estatísticas

  • 2 leitores
  • 0 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1334448

Comentário + votado

X

Mais em Mundo (6 de 10 artigos)

Mugabe avisou também os países vizinhos para não se imiscuírem nos assuntos internos do Zimbabwe Mugabe só aceita negociar se a oposição reconhecer a sua vitória nas presidenciais