• E se para comprares um disco externo pagasses direitos de autor?
  • Passeios de mão dada por um Portugal romântico
  • O romantismo de cada ruína

Novo primeiro-ministro israelita toma hoje posse

Netanyahu acredita que é possível negociar a paz com os palestinianos

31.03.2009 - 17:00 Por Agências

  • Votar 
  •  | 
  •  0 votos 
Netanyahu cumprimenta o seu antecessor, Ehud Olmert Netanyahu cumprimenta o seu antecessor, Ehud Olmert (Ronen Zvulun/Reuters)
Benjamin Netanyahu, que esta tarde toma posse como novo primeiro-ministro de Israel, disse estar disponível para negociar “um acordo final” de paz com a liderança palestiniana. Mas voltou a não mencionar a criação de um Estado palestiniano – uma posição que poderá colocar o novo Governo em rota de colisão com os EUA e a Europa.

“Quero dizer aos líderes da Autoridade Palestiniana: se querem realmente a paz, será possível chegarmos à paz”, declarou o líder do Likud no seu discurso ao Knesset, que hoje vota o novo Executivo.

Netanyahu adiantou que o seu Governo quer chegar a um acordo com Mahmoud Abbas através da “economia, da segurança e da política”, mas avisa que os líderes palestinianos têm de cumprir a sua parte no combate ao terrorismo.

Além da “paz económica” – um conceito por ele criado para definir a aposta na melhoria das condições de vida nos territórios autónomos –, o líder da direita israelita garante que vai envolver-se em “negociações de paz permanentes com a Autoridade Palestiniana, para chegar a um acordo final” de paz. Sem nunca referir a palavra “Estado”, Netanyahu garantiu que Israel “não quer governar outro povo” e que, na sequência de um “acordo definitivo”, os palestinianos “vão dispor de todos os direitos para se governarem a si próprios”.

Fortemente dominado pelos partidos da direita e extrema-direita, o novo Governo israelita é encarado com preocupação pelos europeus e também pelos norte-americanos, seus aliados tradicionais, dada a relutância de Netanyahu em aceitar a solução dos dois Estados (israelita e palestiniana) e em se comprometer com o fim da construção de novos colonatos na Cisjordânia.

Estatísticas

  • 294 leitores
  • 15 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1371855

Comentário + votado

Pois

23h18 - marcosilva, Lisboa. Você disse "Israel pode ser NAZI"? Está proibido de beber tanto ao ...

JN

31.03.2009 23:25

X

Mais em Mundo (22 de 27 artigos)

Dayana Mendoza divertiu-se em Guantánamo Para a Miss Universo Guantánamo é um local “relaxante, calmo e lindo”