Sexto desde o conflito com a Rússia

Navio de guerra dos Estados Unidos visita a Geórgia

29.12.2008 - 12:40 Por AFP

  • Votar 
  •  | 
  •  0 votos 
As tropas russas tinham ocupado Poti durante o conflito originado na Ossétia do Sul As tropas russas tinham ocupado Poti durante o conflito originado na Ossétia do Sul (Umit Bektas/Reuters)
Uma fragata americana chegou hoje ao porto georgiano de Poti, no mar Negro, anunciou a embaixada dos EUA na Geórgia, no que é uma de múltiplas visitas deste tipo desde a guerra russo-georgiana de Agosto.

“O USS Taylor chegou na segunda-feira a Porti para uma visita regular de dois dias no porto”, disse à AFP uma porta-voz da embaixada, Nana Kiknadzé.

Segundo esta fonte, o navio foi recebido por uma multidão de habitantes locais que agitavam bandeiras dos Estados Unidos e por oficiais georgianos.

A marinha americana multiplicou as suas visitas à Geórgia desde a guerra de Agosto entre georgianos e russos. Os primeiros navios chegaram com ajuda humanitária.

Desde o fim do conflito, seis barcos de guerra americanos visitaram os portos georgianos do mar Negro, Poti e Batumi, próximos da Rússia.

Moscovo criticou a ida ao mar Negro de navios de guerra americanos, afirmando que as embarcações em causa não eram próprias para missões de ajuda humanitária e que a sua presença nestas águas poderia infringir as convenções internacionais.

As tropas russas tinham ocupado Poti durante o conflito, destruindo nomeadamente navios e embarcações da guarda costeira georgiana.

Estatísticas

  • 8 leitores
  • 10 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1354416

Comentário + votado

resposta

Mais, o seu comentário não revela argumento nunhum só uma tendencia para o insulta que é ...

João

29.12.2008 21:15

X

Mais em Mundo (9 de 20 artigos)

As agências humanitárias na ONU temem um cenário ainda mais catastrófico Cólera já matou mais de 1500 pessoas no Zimbabwe desde Agosto