A NATO vai enviar mais dois mil soldados para o Afeganistão, para acompanharem as eleições parlamentares no país, previstas para Setembro, anunciou hoje em Cabul um dos porta-vozes da Aliança Atlântica.
Estes reforços - provenientes, nomeadamente, da Roménia, de Espanha e da Holanda – elevam para 10.400 o número de militares que foram enviados para Cabul e para algumas províncias do norte e oeste do Afeganistão. Unidades provenientes de Itália, Áustria e Estados Unidos vão igualmente reforçar o dispositivo em Cabul, Mazar-i-Sharif (norte) e na província de Herat (oeste).
"Em princípio, essas forças serão mobilizadas seis semanas antes do escrutínio", previsto para 18 de Setembro, acrescentou a tenente-coronel Karen Tissot van Paten, sublinhando que os primeiros elementos são esperados no país no início de Julho.
"Temos um batalhão em ‘stand-by’, que poderá constituir uma força de apoio", indicou, por sua vez, o porta-voz do contingente norte-americano no Afeganistão, a tenente Cindy Moore, precisando que esse batalhão conta com 500 a 700 militares.
Após as eleições presidenciais de Outubro do ano passado, que decorreram sem registo de incidentes significativos, o processo democrático prossegue em Setembro com as eleições para a Assembleia Nacional e para os conselhos de província, apesar da ameaça de insegurança por parte dos militantes do antigo regime fundamentalista taliban.
Perto de 400 pessoas – na sua maioria apoiantes do regime taliban – foram mortas desde o início do ano no Afeganistão em incidentes resultantes de confrontos com as forças da coligação, nomeadamente no sul e no sudeste do país.


