Polícia deteve mais 12 pessoas e apreendeu armas e droga no Complexo do Alemão

Lula da Silva diz que o Brasil vai “ganhar a guerra” contra o tráfico de droga

29.11.2010 - 15:41 Por Isabel Gorjão Santos

  • Votar 
  •  | 
  •  5 votos 
Militares patrulham a região junto ao Complexo do Alemão Militares patrulham a região junto ao Complexo do Alemão (Sergio Moraes/Reuters)
Lula da Silva afirmou hoje que o Brasil vai ganhar “a guerra” contra o tráfico de droga e anunciou que vai visitar as favelas do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, onde esta segunda-feira foram detidas mais 12 pessoas e apreendidas armas e droga.

O Presidente brasileiro não confirmou a data em que irá visitar o Complexo do Alemão mas garantiu em declarações a uma rádio que o Brasil “vai ganhar esta guerra” e considerou “um sucesso” a operação levada a cabo por cerca de 2600 polícias e militares que permitiu assumir o controlo daquela favela.

No primeiro semestre de 2011 deverá ser instalada no Complexo do Alemão uma unidade da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), anunciou o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, citado pelo jornal “O Globo”. Até lá, adiantou o governador, já existe um acordo entre o governo estadual e o Ministério da Defesa para que o Complexo do Alemão e Vila Cruzeiro continuem a ser controlados pelo Exército. Um dos objectivos das autoridades será agora a pacificação das favelas da Rocinha e Vidigal.

Dilma Rousseff, que tomará posse em Janeiro e sucederá a Lula da Silva, antecipou para a noite de segunda-feira (madrugada de terça em Lisboa), o encontro que tinha agendado com Sérgio Cabral para debater novas medidas de combate ao crime organizado, adiantou “O Globo”. A Presidente eleita considerou positiva a ocupação pela polícia do Complexo do Alemão e reiterou o objectivo de manter a parceria do governo federal com o governo estadual do Rio de Janeiro para travar a violência e intensificar o combate ao crime organizado.

O ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, admitiu a hipótese de o Governo federal avançar com uma medida provisória para mobilizar mais recursos e reforçar a segurança no Rio de Janeiro, onde os grupos ligados ao crime organizado têm provocado o caos como forma de resposta à presença da polícia e às medidas de pacificação das favelas promovidas pelo Governo.

As autoridades estão a investigar a possibilidade de fuga de pessoas com ligações ao narcotráfico através da rede de esgotos junto ao Complexo do Alemão. Algumas chegaram a ser detidas quando fugiam disfarçadas de religiosos ou com fardas de funcionários municipais, adiantou o comandante do Batalhão de Operações Especiais, Paulo Henrique Morais, citado pela AFP. Mas a rede de esgotos, “com enormes galerias”, poderá ter sido também usada para a fuga de alguns suspeitos.

A secretaria de Segurança do Rio de Janeiro está a investigar testemunhos de moradores da favela da Rocinha que apontam para a possibilidade de os traficantes – muitos fugidos do Complexo do Alemão e, antes, de Vila Cruzeiro – estarem a construir barricadas e trincheiras, com blocos de cimento, grades de ferro e bidões de gasolina, para tentar travar a entrada da polícia. Alguns moradores da Rocinha relatam que há traficantes com dezenas de barras de dinamite.

Pelo menos 12 pessoas foram detidas esta segunda-feira nas favelas do Complexo do Alemão, onde a polícia apreendeu várias armas automáticas, granadas e bombas de fabrico caseiro, para além de marijuana e cocaína.

A polícia assumiu o controlo do Complexo do Alemão no domingo, uma semana após o início dos confrontos no Rio de Janeiro que causaram pelo menos 35 mortos. Foi necessária uma força de 2600 militares e polícias, incluindo pára-quedistas e polícia de choque, apoiada por helicópteros, para assumir o controlo do local, anunciou o secretariado de Segurança do Rio de Janeiro. Desde domingo, as forças de segurança têm levado a cabo uma intensa operação no local e hoje resgataram armamento e fizeram novas detenções.

Um dos detidos foi um rapaz de 20 anos, Anderson dos Santos, conhecido por Nano e que, segundo o comandante da polícia militar Álvaro Moura, citado pelo jornal “O Globo”, aparece em filmagens feitas pela polícia há quatro meses ao lado de outros traficantes a usar equipamentos de comunicação por rádio. Juntou-se assim a outras 11 pessoas que foram detidas esta segunda-feira.

Estatísticas

  • 24 leitores
  • 14 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1468666

Comentário + votado

Deputada Cidinha Campos critica atitude....

..... do dep. Marcelo Freixo - youtube.com/watch?v=_tZuSjHn3yc

Abu Lixa

29.11.2010 20:09

X

Mais em Mundo (21 de 29 artigos)

A embaixada norte-americana em Madrid Fuga de informação do WikiLeaks é "um crime grave", diz Casa Branca