• Petiscos com frango, das moelas à batata doce
  • Do Brasil a Portugal vão 6764.257 km de ilustração
  • Restaurantes de topo com menus a 20 euros

Balcãs

Kosovo: ONU está contra divisão territorial proposta pela Sérvia

26.03.2008 - 09:23 Por Lusa

  • Votar 
  •  | 
  •  0 votos 
Para o primeiro-ministro kosovar, Hashim Thaçi, a proposta sérvia não é aceitável nem negociável Para o primeiro-ministro kosovar, Hashim Thaçi, a proposta sérvia não é aceitável nem negociável (Danilo Krstanovic/Reuters)
As Nações Unidas não vão ceder na sua política contra uma eventual divisão funcional do Kosovo, assegurou hoje, em Pristina, o representante especial adjunto da ONU para a região, Larry Rossin.

"A divisão entre a zona povoada por maioria albanesa e a região onde se concentram os sérvios não é um caminho", afirmou o alto funcionário das Nações Unidas, quando confrontado com a recente proposta sérvia para uma criar uma "divisão funcional" entre as duas etnias.

Belgrado propôs à missão da ONU no Kosovo (Unmik) que os sérvios assumam as competências da polícia e da justiça nas zonas kosovares nas quais se concentram os sérvios no Kosovo.

Os sérvios do Kosovo, que se concentram no norte e em vários enclaves isolados do interior, não reconhecem a independência declarada de forma unilateral por Pristina em 17 de Fevereiro.

Rossin reconheceu hoje que a proposta sérvia pode servir de base para "algumas discussões com Belgrado", mas ao mesmo tempo chamou de "inconsistente" com o mandato da Unmik, e advertiu que qualquer "abrandamento" da postura da ONU contra a divisão do Kosovo pode quebrar a ideia de um Kosovo "multi-étnico".

O representante das Nações Unidas salientou que a proposta de Belgrado foi enviada para Nova Iorque, e que a missão da ONU no Kosovo ainda estava à espera das directrizes futuras a seguir.

Para o primeiro-ministro kosovar, Hashim Thaçi, a proposta sérvia não é aceitável nem negociável. "Podem fazer propostas ao Kosovo, mas serão recusadas. O Kosovo tem as suas instituições legitimadas, com plena autoridade em todo o território", afirmou.

Estatísticas

  • 21 leitores
  • 8 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1323674

Comentário + votado

Kosovo: ONU está contra divisão territorial proposta pela Sérvia

Será que os sérvios viraram os palestinianos da Europa,um povo se patria? Por este caminho os ...

José Alves

30.03.2008 14:49

X

Mais em Mundo (2 de 8 artigos)

As palavras de Kirchner não caíram em saco roto e poucos minutos depois do seu discurso começaram a ouvir-se as "caçaroladas" em distintos pontos de Buenos Aires Buenos Aires: Manifestantes pró e contra Cristina Kirchner envolvem-se em confrontos