Nações Unidas

Kofi Annan condena violência na Costa do Marfim

25.07.2006 - 21:18 Por AFP

  • Votar 
  •  | 
  •  0 votos 
Annan acusou o partido do Presidente Laurent Gbagbo de violar os acordos de paz Annan acusou o partido do Presidente Laurent Gbagbo de violar os acordos de paz (Issouf Sanogo/AFP (arquivo))
O secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, condenou esta noite a violência política na Costa do Marfim e acusou o partido do Presidente Laurent Gbagbo de “violar os acordos de paz”.

Annan disse estar “profundamente preocupado com as recentes declarações incendiárias feitas pelos dirigentes da Frente Popular da Costa do Marfim (FPI), incitando os jovens a cometer actos de violência para perturbar o desenvolvimento de operações de identificação em curso” no país.

“O secretário-geral condena (...) tais actos, que constituem uma violação dos acordos concluídos entre os partidos”, acrescenta um comunicado da ONU.

“Estes apelos à violência deram origem a perdas de vidas humanas e a um ataque ao veículo do alto representante da ONU para as eleições na Costa do Marfim, Gérard Stoudmann".

Kofi Annan "incita todos os partidos a cooperarem com o primeiro-ministro, no âmbito das operações de identificação e de desarmamento”, conclui o comunicado.

Stoudmann terá sido agredido ontem por apoiantes do Presidente Gbgabo, depois de se ter reunido com o primeiro-ministro Charles Konan Banny.

Os confrontos entre os “jovens patriotas” e militantes da oposição fizeram, pelo menos, um morto e seis feridos em Bassam, a 30 quilómetros de Abidjan.

A polémica operação de identificação das populações tem como objectivo a atribuição de bilhetes de identidade e a revisão das listas eleitorais.

Estatísticas

  • 1 leitores
  • 0 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1265226

Comentário + votado

X

Mais em Mundo (17 de 19 artigos)

Os tanques do Exército israelita fazem avanços diários em território libanês Tropas israelitas entram em bastião do Hezbollah no sul do Líbano