• E se para comprares um disco externo pagasses direitos de autor?
  • A cozinha coreana chegou de carrinha a Lisboa
  • O romantismo de cada ruína

Acórdão abre precedente para milhares de outras vítimas

Juiz norte-americano responsabiliza exército pelas inundações do Katrina

19.11.2009 - 10:41 Por PÚBLICO

  • Votar 
  •  | 
  •  2 votos 
O furacão deixou 80 por cento de Nova Orleães submersa O furacão deixou 80 por cento de Nova Orleães submersa  (Brian Snyder/Reuters)
Um juiz federal norte-americano decretou que o corpo de engenheiros do exército foi culpado por negligência pelas inundações brutais que varreram a área de Nova Orleães quando a zona foi atingida pelo furacão Katrina em 2005.

Falharam na necessária manutenção de um dos canais de navegação e, por isso, foram condenados a pagar uma indemnização de 720 mil dólares aos queixosos, seis residentes e uma empresa.

A sentença abre um precedente para milhares de outras vítimas das inundações processarem o exército, ao qual cabe a responsabilidade de assegurar o bom funcionamento do sistema de canais envolvente de Nova Orleães assim como as barragens que protegem a região das consequências das tempestades.

Foi uma “falha negligente” dos engenheiros militares que deu azo à inundação do nono distrito e da zona de St. Bernard Parish, consta da sentença emitida ontem pelo juiz Stanwood Duval. Mas já não, prossegue a pronúncia de 156 páginas, pelas cheias que ocorreram na zona oriental da cidade.

Esta foi a primeira vez que um tribunal norte-americano atribuiu responsabilidade directa ao Governo federal pelos danos causados pelo furacão, que deixou 80 por cento de Nova Orleães submersa e causou mais de 1800 mortos na costa do golfo dos Estados Unidos. A decisão é passível de recurso, tendo o porta-voz do departamento de Justiça dado conta que só será tomada uma decisão depois de ser detalhadamente estudado o acórdão do juiz.

Estatísticas

  • 2008 leitores
  • 13 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1410501

Comentário + votado

Lá está o Público a minimizar no título "Juiz norte-americano responsabiliza exército pelas inundações do Katrina"

Como se lê na notícia: "Esta foi a primeira vez que um tribunal norte-americano atribuiu ...

Luis

19.11.2009 11:07

X

Mais em Mundo (6 de 14 artigos)

É pelo menos a segunda mulher a ser apedrejada até à morte por ter sido considerada pela milícia al-Shabad culpada de adultério Islamistas da Somália apedrejaram até à morte mulher acusada de adultério