O Presidente de Angola José Eduardo dos Santos disse que está disponível para qualquer missão que o seu partido, o MPLA, decida, dando a entender que está pronto para uma eventual recandidatura nas eleições previstas para o terceiro trimestre de 2012.
Em Setembro, notícias saídas na imprensa angolana, citando fontes do MPLA, deram conta de uma possível passagem de testemunho de Eduardo dos Santos para o presidente da petrolífera estatal Sonangol, Manuel Vicente. A transferência de poder só deveria ser feita após as eleições, disseram as mesmas fontes não identificadas.
Na quinta-feira, ao lado do primeiro-ministro português Pedro Passos Coelho, numa conferência de imprensa em Luanda, Eduardo dos Santos, explicou que a sua permanência na liderança do MPLA está a ser tratada “a nível interno do partido” e que “em Janeiro a situação deverá ser clarificada”.
“Mas é claro, como militante, como um militante de longa data do partido, estarei sempre disponível para cumprir qualquer missão”, frisou o Presidente angolano, no poder há 32 anos.
A Constituição de Angola, revista no ano passado, estipula que a pessoa que liderar a lista do partido mais votado nas legislativas torna-se Presidente, sem necessidade de uma votação parlamentar ou popular para o eleger.



