Bill Clinton regressou esta manhã aos Estados Unidos, na companhia das duas jornalistas libertadas pela Coreia do Norte durante a inesperada visita do antigo Presidente norte-americano a Pyongyang.
O avião que transportou a comitiva aterrou ao início da manhã (hora local) aeroporto Bob Hope, em Burbank, nos arredores de Los Angeles, horas depois de ter descolado da capital norte-coreana, onde Laura Ling e Euna Lee estiveram detidas durante quatro meses e meio.
À sua chegada, as duas mulheres tinham à espera os familiares e centenas de jornalistas. Numa breve declaração à imprensa, Laura Ling disse que tanto ela como Euna Lee estão "eternamente gratas" a Bill Clinton e agradeceu também o empenho do actual Presidente, Barack Obama, e da secretária de Estado, Hillary Clinton.
Ling contou que as duas foram ontem surpreendidas quando, levadas da cela para uma "reunião", se depararam com Bill Clinton: "Ficámos chocadas, mas soubemos que o pior pesadelo das nossas vidas tinha finalmente chegado ao fim."
Pouco depois, Barack Obama falou na Casa Branca, declarando-se "extraordinariamente aliviado" com a libertação das duas mulheres e agradeceu o "extraordinário esforço humanitário" do seu antecessor na missão que conduziu a um desfecho que, disse, "é uma fonte de alegria para todos os americanos".
Kim Jong-Il concedeu ontem um perdão especial às jornalistas do canal de televisão Current TV, com sede na Califórnia, que tinham sido detidas a 17 de Março, acusadas de entrar na Coreia do Norte de forma ilegal, e condenadas a 12 anos de trabalhos forçados. A sua libertação foi um dos objectivos principais da visita de Bill Clinton à Coreia do Norte, uma viagem histórica que foi feita na condição de não ser abordada a questão do nuclear norte-coreano. A visita a Pyongyang tinha sido descrita como uma missão privada.
Depois de deixarem Pyongyang, Clinton e as duas jornalistas aterraram numa base militar dos EUA no Japão para reabastecer, antes de partirem para Los Angeles. Os familiares das jornalistas emitiram um comunicado em que agradeceram a Clinton e ao antigo vice-presidente Al Gore, proprietário da estação televisiva onde Laura Ling e Euna Lee trabalham, os esforços que levaram à libertação.
A visita de Bill Clinton à Coreia do Norte foi a mais importante que um representante norte-americano efectuou àquele país desde 2000, quando Pyongyang foi visitada pela então secretária de Estado Madeleine Albright.
Notícia actualizada às 14h54



