• |
  • Iphone
  • |
  • Mobile
  • |
  • RSS
  • |
  • Twitter
  • |
  • Facebook
  • Siga-nos em:
  • Haiti: Um terramoto de 500 anos - Paulo Moura, em Port au Prince
  • João queria morrer sozinho, mas acabou por matar a filha
  • "Um suicídio no trabalho é uma mensagem brutal"

Não acreditaram na identificação

Jornalista timorense da AP detido em Díli por soldados australianos

09.06.2006 - 11:48 Por Lusa, PUBLICO.PT

  • Votar 
  •  | 
  •  0 votos 
O jornalista timorense da Associated Press José Belo foi detido hoje por soldados australianos, que o mantiveram algemado durante mais de quatro horas no centro de detenção temporário de Díli, disse o próprio à agência Lusa.
O jornalista só acabou por ser libertado depois da intervenção de um jornalista estrangeiro da AP O jornalista só acabou por ser libertado depois da intervenção de um jornalista estrangeiro da AP (António Dasiparu/EPA)

José Belo explicou que estava na zona do hospital de Díli quando foi confrontado com uma patrulha militar australiana, que pediu a sua identificação alegando que era habitual vê-lo em zonas de confronto em Díli.

"Mostrei a minha identificação da AP, mas eles disseram que era falsa e prenderam-me. Levaram-me para o centro de detenção e mantiveram-me algemado quatro horas", contou o repórter.

O jornalista timorense só acabou por ser libertado depois da intervenção de um jornalista estrangeiro da AP, que se deslocou ao local para confirmar que José Belo era correspondente da agência desde 1999.

Uma das últimas reportagens em que José Belo participou foi sobre os incidentes em Díli, na qual deu apoio a um jornalista australiano do canal estatal SBS.

  • 0 leitores
  • 2 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1260396

Comentário + votado

Os interesses petrolíferos da Austrália?

É desagradavel as atitudes da Austrália em relação a Timor (antes e depois da independência) k lida ...

Anónimo

09.06.2006 15:36

Comentar Critérios para publicação de comentários dos leitores

Restam 1200 caracteres

Os comentários deste site são publicados sem edição prévia, pelo que pedimos que respeite os nossos Critérios de Publicação. O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.

Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados utilizando o botão “Denunciar este comentário” próximo da cada um. Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.