• Energia de bicicletas para o DJ tocar
  • Do Brasil a Portugal vão 6764.257 km de ilustração
  • Kiev, a porta de entrada da Ucrânia

França criticou destruição da última edição do "TelQuel"

Jornal marroquino apreendido por publicar sondagem sobre Mohammed VI

04.08.2009 - 13:56 Por PÚBLICO

  • Votar 
  •  | 
  •  0 votos 
Mohammed VI, na semana passada, na cerimónia do 10º aniversário da sua chegada ao trono Mohammed VI, na semana passada, na cerimónia do 10º aniversário da sua chegada ao trono (Reuters)
Um jornal marroquino, o “TelQuel”, foi apreendido por publicar uma sondagem sobre os níveis de popularidade do rei Mohammed VI, no trono há dez anos.

A França criticou a decisão através do Ministério dos Negócios Estrangeiros. “Estamos surpreendidos com esta medida, que lamentamos”, disse aos jornalistas o porta-voz do ministério, Romain Nadal.

A apreensão e a destruição de todos os números da última edição do semanário "TelQuel" foi ordenada no sábado pelas autoridades marroquinas, e no site do jornal surge agora a indicação de que a edição foi censurada. É condenada “com força e energia” a destruição de 100 mil exemplares e é também referido que a publicação está à venda em França. Foi também censurada a versão em árabe da publicação, que tem como título "Nichane".

Em Marrocos existem sobretudo três questões que não podem ser postas em causa: monarquia, religião e integridade territorial, esta última muito por causa da situação nos territórios do Sara Ocidental onde a Frente Polisário luta há mais de 30 anos pela independência.

Sondagem era favorável

O "TelQuel" chegou a imprimir uma edição com uma sondagem sobre os dez anos de reinado de Mohammed VI, cumpridos na semana passada, e os resultados não eram desfavoráveis para o rei. Segundo o diário francês “Le Monde”, que publicou dados da sondagem, 91 por cento dos inquiridos aprova a acção do monarca. Mas as autoridades justificaram a destruição dos jornais por uma questão de princípio, porque a monarquia em Marrocos “não pode ser objecto de debate, nem por via de sondagem”, adiantou o ministro da Comunicação marroquino, Khalid Naciri, citado pela AFP.

A sondagem tinha sido realizada em Marrocos entre 27 de Junho e 11 de Julho pelo instituto LMS-CSA, filial marroquina do instituto de sondagens francês CSA. Foram inquiridos 1108 marroquinos com mais de 18 anos e concluiu-se que o aumento da pobreza é uma das principais preocupações, ainda que 37 por cento tenham respondido que a situação melhorou nos últimos dez anos. Outros 37 por cento consideraram que a situação se manteve e 24 por cento responderam que se agravou na última década.

Estatísticas

  • 10 leitores
  • 3 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1394654

Comentário + votado

t

- Anónimo, Coimbra, portugal com pepequeno. Portugal ja teve monarquia. E a bandalheira nao era ...

Sousa da Ponte

05.08.2009 10:57

X

Mais em Mundo (16 de 22 artigos)

O líder da Fatah disse que o movimento se mantém empenhado em cumprir o Roteiro para a paz Abbas diz que a resistência armada deve continuar a ser opção para os palestinianos