Jerusalém: Polícia israelita em alerta devido à Semana Santa e festa judaica

25.03.2005 - 13:43 Por AFP, Lusa
A polícia israelita reforçou hoje a segurança na parte velha da cidade de Jerusalém, onde decorre a procissão da Sexta-feira Santa, e em Telavive, devido à festa popular hebraica do Purim.
Milhares de peregrinos de todo o mundo participarão hoje na procissão que seguirá as 14 Estações do Calvário de Cristo pela Via Dolorosa, com início no local onde terá funcionado o tribunal de Pôncio Pilatos até ao Santo Sepulcro, no Monte Gólgota.
Entretanto, milhares de israelitas mascarados marcharão na rua Dizengof de Telavive e na localidade de Ramat HaSharon, para recordar com alegria a salvação dos judeus na antiga Assíria, quando há 2.500 anos o primeiro-ministro do rei Asuero ordenou o seu extermínio por se negarem a renunciar ao monoteísmo.
A coincidência das festas da Semana Santa com a do Purim, conhecido como o "Carnaval judaico", é rara, já que as celebrações da Páscoa cristã ocorrem habitualmente na mesma época da Páscoa judaica (o Pesaj).
As forças de segurança estavam distribuídas desde madrugada sobre as muralhas de Jerusalém e em diferentes pontos do caminho da procissão, assim como nas ruas por onde irão passar os desfiles da festa judaica, a única do ano em que os foliões podem beber álcool livremente.

