Israel está muito próximo de ter alcançado os seus objectivos militares na ofensiva contra a Faixa de Gaza, afirmou hoje o ministro da Defesa Ehud Barak num comunicado divulgado pela AFP.
“Três semanas depois do início da Operação Chumbo Endurecido, estamos muito próximos dos objectivos e da consolidação dos compromissos dos acordos diplomáticos”, declarou Barak durante uma visita a uma base militar, no sul do país.
“O Exército israelita e as forças de segurança deverão continuar as suas operações e ficar em condições de se mexerem com toda a desenvoltura no terreno”, acrescentou.
Ehud Barack e o primeiro-ministro israelita Ehud Olmert deverão dar hoje à noite uma conferência de imprensa conjunta, após a reunião do gabinete de segurança, que deverá decidir uma trégua unilateral em Gaza, anunciou um alto responsável governamental.
Um dos principais objectivos de Israel durante as operações foi o de tentar atacar, mediante diversos bombardeamentos, os túneis usados pelo Hamas para fazer entrar armas e “rockets” de médio alcance para Gaza, e que frequentemente atingem colonatos israelitas.
Os chefes do Hamas no exílio exigem um cessar-fogo de Israel, mas também a retirada das tropas israelitas, o levantamento do bloqueio a Gaza e a abertura de todos os pontos de passagem do território palestiniano controlado pelos islamistas.



