• A nova padaria francesa da baixa lisboeta
  • Volta ilustrada à cidade
  • A diferença de idades prejudica o sexo?

Eleições legislativas

Hamas vai prosseguir luta armada mesmo que entre no Parlamento palestiniano

25.01.2006 - 12:13 Por AFP, PUBLICO.PT

  • Votar 
  •  | 
  •  0 votos 
O programa político do Hamas defende o fim do Estado de Israel O programa político do Hamas defende o fim do Estado de Israel (Mohammed Ballas/AP)
Um dos líderes do Hamas, Ismail Haniyeh, afirmou hoje que o movimento radical palestiniano não se vai desarmar mesmo que as eleições de hoje lhe abra as portas do Parlamento. Haniyeh falou com os jornalistas depois de ter votado no bairro de Chati, na cidade de Gaza, nas legislativas que estão a decorrer hoje no território.

No decorrer da campanha eleitoral, os cabeças-de-lista do partido islamista - que defende no seu programa a destruição do Estado de Israel - repetiram que o movimento vai prosseguir a luta armada para libertar a "Palestina histórica", ou os territórios ocupados por Israel.

"Em vez de exercerem pressão sobre o Hamas, eles deviam exercer pressão sobre Israel para que conceda direitos aos palestinianos", afirmou o mesmo responsável.

"O problema não é o Hamas, nem o povo palestiniano, nem a resistência - é a continuação da ocupação israelita (...) que priva os palestinianos dos seus direitos", insistiu.

A Administração americana afirmou que a recusa do Hamas em reconhecer o direito à existência de Israel e de abandonar as armas é incompatível com a actividade política. A União Europeia sublinhou que as suas relações com a Autoridade Palestiniana seriam reavaliadas, nomeadamente as ajudas financeiras, no caso de uma vitória do Hamas.

"O povo palestiniano vive hoje um dia histórico. [Os palestinianos] exprimem a sua vontade e determinação de prosseguirem a resistência, a sua vontade de mudança (...) e a instituição de um sistema político multipartidário", afirmou ainda Haniyeh, que se mostrou "optimista" com o desenrolar da votação.

Estatísticas

  • 11 leitores
  • 0 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1245838

Comentário + votado

X

Mais em Mundo (3 de 10 artigos)

Roberto Castelli Italianos autorizados a matar agressores em caso de legítima defesa