Malam Bacai Sanhá, do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), somou mais votos que o seu opositor, o ex-Presidente João Bernardo (Nino) Vieira, independente, na primeira volta das presidenciais da Guiné-Bissau. Bacai Sanhá obteve 35,45 por cento dos votos e parte em vantagem para a segunda volta das presidenciais, a disputar daqui a três semanas.
Kumba Ialá ficou em terceiro lugar, ficando de fora da segunda volta, facto que originou violentos confrontos durante o dia de ontem na capital guineense. Quatro pessoas morreram e o secretário-geral do Partido de Renovação Social (PRS), Artur Sinhá - que organizou uma marcha de protesto juntamente com os apoiantes de Ialá - encontra-se gravemente ferido, depois de ter sido detido e espancado pelas forças policiais.
Dos 538.466 eleitores inscritos, 471.843 participaram no escrutínio de 19 de Junho, indicou o presidente da Comissão Nacional de Eleições, El Hadj Malam Mane.
Malam Bacai Sanhá, que representa o antigo partido no poder PAIGC, conseguiu um total de 158.276 votos, ao passo que João Bernardo (Nino) Vieira apurou 128.918, 28,87 por cento do total de votos.



