Aprovação deve ser feita no parlamento

Governo dos Países Baixos recusa levar a referendo o novo tratado da UE

21.09.2007 - 15:59 Por AFP

  • Votar 
  •  | 
  •  0 votos 
O primeiro-ministro holandês não quer referendar o tratado O primeiro-ministro holandês não quer referendar o tratado (Guido Benschop/Reuters)
O Governo dos Países Baixos (Holanda) anunciou hoje que se opõe a um referendo sobre o novo tratado europeu, que está a ser finalizado pela presidência portuguesa da UE, mais de dois anos depois do não do país ao projecto de Tratado constitucional, num primeiro referendo.

“Não é necessário um referendo”, disse o primeiro-ministro, Jan Peter Balkenende, perante a imprensa, por ocasião da reunião semanal do Conselho de Ministros.

A consequência é que o novo tratado seja submetido ao Parlamento para aprovação.

Mesmo assim, é possível que se forma uma maioria parlamentar para exigir um referendo, mas os observadores da política holandesa dizem em geral que uma iniciativa desse tipo seria provavelmente bloqueada no Senado, onde os partidos que se opõem ao referendo têm maioria.

Estatísticas

  • 8 leitores
  • 11 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1305411

Comentário + votado

A Europa não precisa de uma Constituição.

Os Países que fazem parte da Europa já Têm Constituição e agrada-lhes. O que se pretende é aprovar ...

Paulo Lemos Conceução

22.09.2007 13:18

X

Mais em Mundo (7 de 7 artigos)

A última entrevista televisiva de Fidel Castro foi a 5 de Junho Fidel Castro dá a primeira entrevista televisiva desde Junho