Geórgia: Partido do Presidente conquista 120 dos 150 assentos parlamentares

23.05.2008 - 13:09 Por AFP
O partido do presidente Mikheïl Saakashvili conquistou 120 dos 150 assentos parlamentares nas eleições legislativas de quarta-feira passada na Geórgia, ex-república soviética que conquistou a independência em 1991, anunciou hoje a comissão eleitoral central.
A principal coligação da oposição, o Conselho da Oposição Unida, posicionou-se em segundo lugar, com 16 mandatos, declarou à AFP uma porta-voz da comissão eleitoral, Natalia Chkheidze.
Saakashvili tinha convocado eleições antecipadas para tentar reabilitar as suas credenciais democráticas, que se desvaneceram quando ordenou à polícia antimotim para disparar gás lacrimogéneo e balas de borracha sobre apoiantes da oposição, que em Novembro de 2007 protestavam contra a sua governação.
A Geórgia localiza-se no coração do Cáucaso do sul, por onde passa um importante oleoduto, entre o mar Cáspio e a Europa. A Rússia e os EUA lutam por influência na região.


