• Kiev, a porta de entrada da Ucrânia
  • Restaurantes de topo com menus a 20 euros
  • Primeira esplanada Time Out do mundo abre na Avenida da Liberdade

EUA

George Bush autoriza execução de ex-soldado americano

29.07.2008 - 12:46 Por AFP

  • Votar 
  •  | 
  •  0 votos 
O Presidente norte-americano George W. Bush autorizou a execução de um ex-soldado americano condenado à morte por homicídio e violação, um caso inédito nos Estados Unidos nos últimos 50 anos.

“O Presidente Bush [...] aprovou a condenação à morte do soldado Ronald A. Gray, confirmando a condenação do tribunal marcial por múltiplas acusações de morte e violações cometidas enquanto era membro do Exército”, declarou uma porta-voz da Casa Branca, Dana Perino.

O soldado Ronald A. Gray foi considerado culpado de quatro homicídios e oito violações em 1988 por um tribunal militar e condenado à morte, uma condenação que implica a autorização do Presidente para se tornar efectiva.

Contrariamente ao que acontece nos tribunais civis, os militares americanos não podem ser executados sem o acordo do chefe de Estado.

“Apesar da aprovação de uma condenação à morte de um membro do Exército ser uma decisão séria e difícil para um comandante, o Presidente estima que a natureza do assunto não deixa nenhuma dúvida sobre o facto de que a condenação foi justa e merecida”, indicou Dana Perino.

O último Presidente a ter autorizado a execução de um militar nos Estados Unidos foi Dwight D. Eisenhower, em 1957. John F. Kennedy, o último Presidente a ser confrontado com um problema semelhante, preferiu comutar a pena para prisão perpétua.

Estatísticas

  • 13 leitores
  • 15 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1336871

Comentário + votado

No reino de portugal

Tenho algumas reservas quanto a aplicacao da pena de morte, seja em que circunstancia for. Mas no ...

Ana

30.07.2008 12:52

X

Mais em Mundo (5 de 9 artigos)

John McCain, que viveu grande parte da sua vida durante a Guerra Fria, costuma endereçar muitas críticas à Rússia Moscovo ouvirá as críticas de John McCain sobre a Rússia quando o candidato "for eleito"