Fraudes na reconstrução do Iraque pelos EUA podem ser maiores que a de Madoff 
16.02.2009 - 21:38 Por PÚBLICO
As autoridades norte-americanas começaram a investigar o papel que algumas figuras séniores da hierarquia militar dos Estados Unidos desempenharam no desaparecimento de 125 mil milhões de dólares canalizados para a reconstrução do Iraque, e dos quais ninguém sabe prestar contas. Pode ser a maior fraude da história americana, maior ainda que a do corrector Bernard Madoff.
Um relatório do inspector-geral para a reconstrução do Iraque adianta o número de 125 mil milhões, embora não se saiba extactamente quanto dinheiro desapareceu.
Mas deve ser sempre maior que os 50 mil milhões da fraude de Madoff, adianta o jornal britânico "The Independent".
Um dos casos investigados é o que terá sucedido aos 57,8 milhões de dólares enviados em notas de 200 para o controlador dos EUA para o sul e centro do Iraque, Robert J. Stein Jr, que até foi fotografado ao lado das pilhas de dólares. Mas Stein é um dos poucos responsáveis dos EUA já condenados por fraude e lavagem de dinheiro, praticadas durante o período em que esteve destacado no Iraque.
Em causa estão figuras militares porque todas as responsabilidades de reconstrução do Iraque estavam assacadas ao Pentágono.
O jornal "The New York Times" relatou que os investigadores confiscaram os registos bancários do coronel Anthony B. Bell, que coordenava a atribuição de empreitadas relativas a diversos aspectos da reconstrução, em 2003 e 2004. Os inspectores estão também a examinar as actividades do tenente-coronel Ronald W. Hirtle, com responsabilidades semelhantes em 2004.
Restam 1200 caracteres
Os comentários deste site são publicados sem edição prévia, pelo que pedimos que respeite os nossos Critérios de Publicação. O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados utilizando o botão “Denunciar este comentário” próximo da cada um. Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.

