Um sismo de magnitude 6,8 na escala de Richter abalou hoje o centro do arquipélago das Filipinas, causando cenas de pânico e matando pelo menos 43 pessoas, anunciaram as autoridades nacionais.
A maioria das vítimas mortais vivia na ilha de Negros, declarou à AFP o responsável local da Protecção Civil, Benito Ramos.
Pelo menos 29 pessoas morreram em consequência de um deslizamento de terras e as restantes em derrocadas de estruturas.
O epicentro do sismo foi localizado a uma profundidade de 20 quilómetros abaixo do nível do mar, entre as ilhas muito povoadas de Negros e de Cebu, a 70 quilómetros a norte da cidade de Dumaguete (Negros), de acordo com o instituto de geofísica americano (USGS).
Apenas quatro horas após o primeiro sismo ocorreu uma réplica de 6,2 na escala de Richter.
O centro anti-tsunamis para o Pacífico, com base no Havai, indicou imediatamente que não havia risco de um devastador maremoto. Ainda assim o mesmo centro recomendou à população de Negros que se afaste das praias e permaneça atenta ao nível do mar.
O arquipélago das Filipinas é composto por mais de 7000 ilhas que estão situadas na chamada “Cintura de Fogo” do Pacífico, onde as placas tectónicas se encontram, provocando frequentes actividades sísmicas e vulcânicas.
Notícia actualizada às 15h28



