Ex-primeiro-ministro Nawaz Sharif pede demissão de Musharraf e boicote às legislativas

27.12.2007 - 18:54 Por AFP, PUBLICO.PT
O ex-primeiro-ministro e líder da oposição Nawaz Sharif anunciou hoje que o seu partido vai boicotar as eleições legislativas de 8 de Janeiro no Paquistão, após a morte de Benazir Bhutto num atentado suicida em Rawalpindi, e exortou o Presidente Pervez Musharraf a demitir-se.
Sharif, regressado recentemente do exílio, tal como Bhutto, apelou ainda à realização de uma greve geral. “Exijo que Musharraf abandone o poder, sem demoras e dentro de 24 horas, para salvar o Paquistão”, afirmou numa conferência de imprensa em Islamabad, acrescentando que o chefe de Estado é a “fonte de todos os problemas com que o país é confrontado”.
O antigo primeiro-ministro, destituído há oito anos por um golpe de Estado de Musharraf, anunciou ainda que o seu partido, um dos dois principais da oposição em conjunto com o Partido do Povo Paquistanês de Bhutto, boicotará as legislativas previstas para Janeiro.
“Deverá haver uma greve geral amanhã”, apelou ainda, acrescentando que “todos os paquistaneses estão em choque, do comerciante ao motorista” e que “qualquer um que se junte à greve exprimirá a sua solidariedade com todo o país”.
Pelo menos 16 pessoas, além de Benazir Bhutto, morreram no atentado suicida cometido hoje em Rawalpindi, nos arredores de Islamabad, que provocou ainda 56 feridos graves, segundo um balanço oficial do Governo paquistanês.
Segundo a polícia local, um bombista suicida terá disparado primeiro sobre Bhutto quando abandonava um comício político em Rawalpindi, antes de fazer detonar os explosivos que transportava.
Bhutto, de 54 anos, que foi atingida no pescoço, não resistiu aos ferimentos e acabou por morrer no hospital de Rawalpindi.
O ataque ainda não foi reivindicado.


