• E se para comprares um disco externo pagasses direitos de autor?
  • Passeios de mão dada por um Portugal romântico
  • "O que há de novo no amor?": este filme é um milagre

Moscovo prossegue operações militares apesar do cessar-fogo

Exército russo afunda navios de guerra georgianos na costa do Mar Negro

13.08.2008 - 18:35 Por PÚBLICO

  • Votar 
  •  | 
  •  0 votos 
Fotografia de um dos navios destruídos no porto de Poti, captada pela agência Reuters Fotografia de um dos navios destruídos no porto de Poti, captada pela agência Reuters (Umit Bektas/Reuters)
Forças russas afundaram esta tarde vários navios de guerra da Geórgia estacionados no porto de Poti, na costa do mar Negro, segundo relatos do correspondente da Al-Jazira no local.

De acordo com a mesma fonte, o Exército russo, vindo da vizinha região separatista da Abkházia, está a concentrar meios na cidade portuária, principal via de acesso da Geórgia ao mar Negro. Esta tarde, bombardearam as forças navais estacionadas no local, afundando seis embarcações.

“Por aquilo que conseguimos perceber, eles vieram com o objectivo específico de destruir todas as instalações militares dos georgianos” em Poti, afirmou Hoda Abel, jornalista da cadeia de televisão árabe na região.

Pouco antes, o Presidente norte-americano tinha denunciado a actividade militar russa na região, à semelhança do que sucede em Gori, junto à Ossétia do Sul. “Estamos muito preocupados com informações, segundo as quais as forças russas entraram e assumiram posições na cidade portuária de Poti e de que veículos blindados estão a impedir o acesso ao porto e de que a Rússia está a fazer explodir vasos de guerra georgianos”, declarou.

Este ataque, que confirma as denúncias de que Moscovo não está a respeitar o cessar-fogo acordado ontem, ocorre após um dia de tensão na Geórgia, depois de esta manhã os tanques russos terem entrado em Gori, principal cidade junto à fronteira com a Ossétia do Sul, deixada à sua sorte pelas autoridades georgianas.

Moscovo afirma que estas movimentações se destinam a garantir o cumprimento do cessar-fogo (ao impossibilitar ataques georgianos) e nega os relatos de jornalistas ocidentais que dão conta de pilhagens na zona e de várias aldeias incendiadas.

Já ontem, as tropas russas tinham atacado Poti e o Governo georgiano admitia que “boa parte dos equipamento militar e do armamento aí localizado tinha sido destruído”. Não há informações sobre a sorte da guarnição militar estacionada na cidade.

Estatísticas

  • 600 leitores
  • 33 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1338888

Comentário + votado

que azar

pq os pais hoje em dia vive brigando nao seria melhor a paz do que ficar matando gente

Anónimo

29.08.2008 13:39

X

Mais em Mundo (12 de 13 artigos)

Paquistão: pelo menos cinco mortos em atentado-suicida em Lahore