• Barthoven, o primeiro bar de música clássica de Lisboa
  • Lingerie sexy para ela
  • O bacalhau já não precisa de ficar de molho

Polémica

Eurovisão: canção da Geórgia é provocação a Putin, acusa a Rússia

20.02.2009 - 10:45

  • Votar 
  •  | 
  •  0 votos 
A canção da banda "Stephen & 3G" já teve reacções de Moscovo A canção da banda "Stephen & 3G" já teve reacções de Moscovo (STR/Reuters)
A canção que representa a Geórgia no festival da Eurovisão está a causar polémica. “We don’t wanna put in” é o título da canção que, pela sequência fonética das palavras, alude ao nome do primeiro-ministro russo, estando por isso a ser considerada pela Rússia como uma provocação a Vladimir Putin.

O título da canção pode ser interpretado como “Nós não queremos Putin”, e foi já considerada como “anti-russa” por um grande número de órgãos de comunicação moscovitas, indica a Lusa.

A canção do grupo georgiano Stephen & 3G já mereceu reacções da parte de Moscovo. Dmitri Peskov, porta-voz do primeiro-ministro, afirma que a canção representa uma “transmissão de ambições pseudo-políticas” ou “simples 'hooliganismo'”.

"Se realmente é assim, apenas resta lamentar o facto de os participantes da Geórgia não tencionarem realmente apostar na criação, mas utilizarem um concurso tão popular em toda a Europa para a transmissão das suas ambições pseudo-políticas, ou seja, simples 'hooliganismo'", declarou Dmitri Peskov aos jornalistas.

Esta letra com duplo significado chega na sequência dos confrontos armados entre georgianos e russos na Ossétia do Sul, em Agosto passado. Sob as ordens de Vladimir Putin, o exército russo acabou por ocupar grande parte do território georgiano.

De um grupo de dez canções, foi esta a escolhida para representar a Geórgia no dia 12 de Maio, na primeira das meias-finais da Eurovisão, na qual irá participar Portugal.

Estatísticas

  • 2909 leitores
  • 20 comentários

Artigos Relacionados

URL desta Notícia

http://publico.pt/1366000

Comentário + votado

nnn

Zaggalo - "Merecem o castigo que tiveram durante o tempo do marxismo", e o povo brasileiro também ...

Nuno

22.02.2009 19:13

X

Mais em Mundo (11 de 22 artigos)

Tajiquistão e Uzbequistão abrem portas a rota norte-americana para o Afeganistão