• É possível convencer uma cidade a andar de bicicleta?
  • Já cheira a Verão
  • Primeira esplanada Time Out do mundo abre na Avenida da Liberdade

Grupo liderado por Rui Tavares

Eurodeputados promovem candidatura de Mary Robinson para presidência europeia

06.11.2009 - 16:28 Por Isabel Arriaga e Cunha

  • Votar 
  •  | 
  •  0 votos 
Robinson foi Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos Robinson foi Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos (Miguel Silva (arquivo))
Um grupo de deputados do Parlamento Europeu (PE) liderado por Rui Tavares, do Bloco de Esquerda, lançou esta semana uma petição em favor da atribuição de novo cargo de presidente do Conselho Europeu a Mary Robinson, ex-presidente da Irlanda e ex-Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos.

Segundo os signatários, que incluem a socialista Ana Gomes, dois verdes, dois liberais e um comunista de várias nacionalidades, Mary Robinson “tem claramente as qualidades necessárias para o exercício do cargo e ao longo da sua vida política provou em várias ocasiões que tem grandes qualidades de liderança, coordenação política, construção de consensos e visão estratégica”.

Os seus apoiantes, que afirmam não querer de modo algum interferir numa questão em que só os lideres da União Europeia (UE) têm competência – e cuja decisão poderá ser tomada já na próxima semana no quadro de uma cimeira extraordinária – defendem que o PE “tem a responsabilidade de agir enquanto emissário da sociedade civil europeia, e o dever de promover a discussão de ideias para o avanço da democracia na Europa”. E, convictos de que existe “um movimento a seu favor entre a opinião pública” europeia, os deputados convidam os lideres a tomar em consideração a candidatura de Robinson.

Uma outra petição em favor de uma segunda candidata feminina, a ex-presidente da Letónia Vaira Vike-Freiberga, começou a circular esta semana pela internet, embora sem identificação dos promotores.

Uma terceira petição, desta vez contra a escolha do ex-primeiro ministro britânico, Tony Blair, para o mesmo cargo, foi apresentada em Outubro por um grupo de deputados alemães e luxemburgueses dos principais grupos políticos do PE.

Estatísticas

  • 7 leitores
  • 21 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1408713

Comentário + votado

teste

teste

testet

07.11.2009 03:53

X

Mais em Mundo (11 de 13 artigos)

O ataque de ontem foi o pior da história da Defesa norte-americana numa base militar Atirador de Fort Hood continua internado sob custódia