• E se para comprares um disco externo pagasses direitos de autor?
  • Volta ilustrada à cidade
  • A nova padaria francesa da baixa lisboeta

Devido a um enfisema pulmonar

EUA: Philip Morris condenada a indemnizar ex-fumadora com 300 milhões de dólares

20.11.2009 - 14:10 Por PÚBLICO

  • Votar 
  •  | 
  •  0 votos 
A tabaqueira vai recorrer do processo que lhe foi posto por Cindy Naugle A tabaqueira vai recorrer do processo que lhe foi posto por Cindy Naugle (Aly Song/REUTERS)
A maior tabaqueira dos Estados Unidos, a Philip Morris, foi condenada por um tribunal da Florida a pagar 300 milhões de dólares (201 milhões de euros) de indemnização à ex-fumadora Cindy Naugle, de 61 anos, que tem de recorrer a uma cadeira de rodas por sofrer de um enfisema pulmonar.

A empresa anunciou que tenciona recorrer da sentença, alegando "vários erros" do juiz que lhe mandou pagar 56,6 milhões de dólares (37,9 milhões de euros) por despesas médicas passadas e futuras e 244 milhões (166 milhões de euros) por danos.

"Cremos que o total da indemnização por danos é excessivo e supõe uma clara violação da Constituição e da lei estadual", disse o porta-voz da empresa, Murray Garnick.

A luta de antigos fumadores contra as tabaqueiras foi principiada por Howard Engle, que ganhou uma batalha judicial contra as principais empresas norte-americanas fabricantes de tabaco, em representação de mais de 50.000 pessoas que estão doentes por terem fumado.

O caso de Engle terminou com a sentença financeiramente mais pesada da história dos Estados Unidos: 145.000 milhões de dólares (97.752 milhões de euros) de indemnização por doenças derivadas do consumo de tabaco.

Estatísticas

  • 599 leitores
  • 6 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1410677

Comentário + votado

Comentário ao comentário

Benéfico não será de certeza, qto mto não aquece nem arrefece (nos casos em que ...

Nome

20.11.2009 20:15

X

Mais em Mundo (12 de 16 artigos)

Uma das experiências do LHC, que esperam detectar os fenómenos que os físicos querem estudar CERN:Primeiro feixe de protões completou uma volta ao acelerador de partículas