• É possível convencer uma cidade a andar de bicicleta?
  • Kiev, a porta de entrada da Ucrânia
  • Restaurantes de topo com menus a 20 euros

Aparelho entrou no espaço aéreo do Iraque

EUA confirmam ter abatido avião não pilotado iraniano

16.03.2009 - 16:16

  • Votar 
  •  | 
  •  0 votos 
O avião robotizado iraniano, Abibil (cotovia) O avião robotizado iraniano, Abibil (cotovia) (DR)
As forças norte-americanas no Iraque confirmaram hoje que interceptaram e abateram um avião não pilotado iraniano (UAV) que no mês passado entrou no espaço aéreo do Iraque.

“Os aviões de combate da coligação derrubaram um [avião] iraniano não pilotado a 25 de Fevereiro, aproximadamente 100 quilómetros a nordeste de Bagdad... o UAV tinha sido avistado uma hora e dez minutos antes” de ser atingido, explicou um porta-voz em Bagdad.

Segundo o chefe de operações do Ministério da Defesa de Bagdad, o aparelho iraniano, que cumpre funções apenas de vigilância, “entrou no Iraque por engano” e esteve dez quilómetros dentro do país. “O mais provável é que a entrada tenha sido um erro”, disse o general Abdul Aziz Mohammed Jassim.

Desde o derrube de Saddam Hussein, as relações entre a República Islâmica e o Governo xiita de Bagdad têm sido amistosas. Os EUA acusam frequentemente o Irão de armar milícias xiitas no Iraque e de interferirem no país.

Estatísticas

  • 7 leitores
  • 14 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1369431

Comentário + votado

Avião não pilotado?

Sim,mas não deixa de ser um delito internacional....

Anónimo

17.03.2009 21:56

X

Mais em Mundo (20 de 22 artigos)

O líder da oposição, Rajoelina, tinha apelado aos militares para que prendessem o Presidente, e eles saíram à rua Tanques e explosões no Palácio do Presidente de Madagáscar