O exército norte-americano anunciou hoje que vai retirar em breve 3500 soldados que tinham sido enviados para o Iraque no quadro de um reforço das tropas decidido em Fevereiro do ano passado.
Os soldados da 3ª Divisão de Infantaria regressarão à sua base, em Fort Benning, na Georgia (EUA), "nas próximas semanas", segundo um comunicado do exército.
O regresso destas tropas insere-se no plano norte-americano que visa concluir a retirada dos 30.000 soldados destacados desde Fevereiro de 2007 para fazer frente ao aumento das violências confessionais no Iraque.
"A redução das tropas (...) demonstra que há progressos contínuos no Iraque", declarou o general de brigada Dan Allyn em comunicado.
"Depois de Julho, os comandantes vão proceder à avaliação da segurança num período de cerca de 45 dias, a fim de determinarem as necessidades das forças futuras", acrescenta o comunicado americano.
Os Estados Unidos indicaram que apoiam a retirada, antes do final de Julho, dos 30 mil soldados e a avaliação da situação antes se fixar o nível máximo da presença militar no Iraque.
De acordo com responsáveis militares americanos, o número de soldados americanos destacados actualmente no Iraque ascende a 156 mil. Cerca de dez mil militares de outros países da coligação foram igualmente enviados para o país.
Dan Allyn sublinhou que a decisão de trabalhar com os antigos milicianos iraquianos e ajudar no treino das forças de segurança iraquianas ajudou a reduzir o nível das violências.
Pelo menos 166 militares americanos foram mortos desde Janeiro. No total já morreram 4071 soldados desde o início da invasão, em Março de 2003, de acordo com os dados independentes reunidos no site icasulaties.org.



