A televisão suíça disse ao princípio da tarde que as sondagens à boca das urnas do referendo promovido por partidos da extrema-direita parecem indicar que o eleitorado aprovou a proposta de se proibir a construção de minaretes nas mesquitas que houver no país.
“A iniciativa parece que foi aceite. É uma enorme surpresa”, disse a televisão em língua francesa, 30 minutos depois de as urnas terem encerrado, ao meio-dia local (11h00 em Lisboa). Só pelas 16h00 de Lisboa haverá resultados finais.
Tanto o Governo como o Parlamento tinham considerado que a iniciativa viola a Constituição, a liberdade de religião e a tradição de tolerância existente no país. Por isso, mesmo que o “sim” vença, segundo dizem as primeiras indicações, será difícil concretizar a proibição.
Dois partidos de extrema-direita tinham decidido propor que se proibisse as torres das mesquitas a partir das quais os muçulmanos são normalmente chamados à oração.
Na Confederação Helvética, com perto de sete milhões de habitantes, vivem cerca de 400.000 muçulmanos, essencialmente da Bósnia, do Kosovo e da Turquia.


