• "O que há de novo no amor?": este filme é um milagre
  • A cozinha coreana chegou de carrinha a Lisboa
  • Passeios de mão dada por um Portugal romântico

Europa

Eleições na Noruega podem dar Governo aos trabalhistas

12.09.2005 - 09:11 Por PÚBLICO

  • Votar 
  •  | 
  •  0 votos 
O primeiro-ministro Kjell Magne Bondevik deita o seu voto na urna, perto de Oslo O primeiro-ministro Kjell Magne Bondevik deita o seu voto na urna, perto de Oslo (Jarl FR. Erichsen/EPA)
Os noruegueses vão hoje às urnas para escolher os seus 169 deputados, prevendo-se um forte despique entre o actual Governo minoritário de centro-direita e uma aliança dos trabalhistas com os socialistas e o partido do centro.

Uma sondagem publicada ontem no jornal "Aftenposten" dava a esta aliança "Vermelha e Verde" 85 lugares: trabalhistas 52, socialistas 22 e centristas 11, enquanto o Governo de centro-direita e o Partido do Progresso (populista), que o apoiava na legislatura cessante, totalizavam 83.

Se acaso a oposição conseguisse a maioria admitida naquela sondagem, o primeiro-ministro Kjell Magne Bondevik, do Partido Popular Cristão, poderia ficar no cargo até apresentar em 14 de Outubro o Orçamento para 2006 e depois dar o lugar ao líder trabalhista Jens Stoltenberg, que chefiou o Governo de Março de 2000 a Outubro do ano passado. As forças da aliança "Vermelha e Verde" levariam pela primeira vez ao poder os socialistas noruegueses, que têm sido contra os Estados Unidos, contra a NATO e contra a União Europeia.

Por outro lado, na hipótese de o centro-direita se aguentar melhor do que o previsto, terá de encarar a ameaça feita pelo Partido do Progresso de deixar de apoiar um Governo chefiado por Bondevik, tornando-se necessário escolher um novo primeiro-ministro.

Estatísticas

  • 2 leitores
  • 0 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1232605

Comentário + votado

X

Mais em Mundo (2 de 11 artigos)

O antigo primeiro-ministro libanês Rafic Hariri foi assassinado em Fevereiro Síria disposta a colaborar na investigação sobre Hariri