Cimeira de líderes, em Bruxelas

Dirigentes europeus preocupados com euro forte

14.03.2008 - 15:46 Por AFP

  • Votar 
  •  | 
  •  0 votos 
A França, que registou um défice comercial recorde no ano passado, está entre os países mais inquietos da zona euro face à apreciação da moeda única A França, que registou um défice comercial recorde no ano passado, está entre os países mais inquietos da zona euro face à apreciação da moeda única (Philippe Wojazer/Reuters)
Os dirigentes europeus reunidos hoje na reunião de chefes de Estado e de Governo da União Europeia, em Bruxelas, exprimiram a sua "preocupação" face ao forte valor do euro, que dificulta as exportações do continente, anunciou o Presidente francês Nicolas Sarkozy à imprensa.

"Houve algumas expressões de preocupação" por parte dos chefes de governo sobre esse assunto, declarou Sarkozy após a cimeira.

"Era inconcebível que o Conselho [chefes de Estado e de Governo da União Europeia] permanecesse silencioso sobre esse assunto", acrescentou, numa jornada em que o euro atingiu um novo recorde, valendo agora 1,56 dólares.

A França, que registou um défice comercial recorde no ano passado, está entre os países mais inquietos da zona euro face à apreciação da moeda única.

O gigante aeronáutico europeu EADS acaba de anunciar que, face à queda do dólar, defende o pagamento em divisa norte-americana a todos os sub-contratados que trabalhem no Airbus A350 XWB.

O euro forte "é um verdadeiro problema", afirmou também- antes da segunda reunião da cimeira - o primeiro-ministro esloveno Janez Jansa, cujo país preside actualmente à União Europeia.

Por seu lado, o comissário europeu para os Assuntos Económicos, Joaquin Almunia, também disse hoje estar "preocupado com o euro forte". "O valor [da moeda única] em relação ao dólar, ao yuan e ao yen, tem consequências nas nossas exportações", afirmou em entrevista.

Estatísticas

  • 1 leitores
  • 2 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1322635

Comentário + votado

Banco central

Sobre o comentário do leitor Manuel Santos, eu diria: o problema é que Ninguém o pode tirar de lá ...

M. Pereira

14.03.2008 16:38

X

Mais em Mundo (8 de 13 artigos)

Janez Jansa disse que os países estão empenhados em terminar as negociações até ao final do ano Líderes europeus querem acordo sobre plano climático ainda este ano