• Um país desigual na factura da água
  • Kiev, a porta de entrada da Ucrânia
  • Energia de bicicletas para o DJ tocar

Ex-comando tinha uma agulha envenenada

Coreia do Sul detém dissidente do Norte suspeito de querer matar activista

16.09.2011 - 08:57 Por PÚBLICO

  • Votar 
  •  | 
  •  0 votos 
Park Sang-hak é conhecido por liderar um grupo de activistas que lançam em território norte-coreano panfletos sobre democracia Park Sang-hak é conhecido por liderar um grupo de activistas que lançam em território norte-coreano panfletos sobre democracia (Reuters)
As autoridades sul-coreanas detiveram um dissidente da vizinha Coreia do Norte, dado como suspeito de planear o homicídio do activista dos direitos humanos Park Sang-hak, professo anti-Pyongyang, com uma agulha envenenada, que tinha em sua posse no momento da detenção.

O alegado homicida é um antigo comando das tropas norte-coreanas, na casa dos 40 anos e que terá fugido para a Coreia do Sul no final da década de 1990. Foi identificado apenas como An e teria, no início deste mês, tentado marcar um encontro com Park Sang-hak, que é também um dissidente de Pyongyang.

“An disse-me por telefone que estaria acompanhado por um visitante vindo do Japão que nos queria ajudar. Mas depois os serviços secretos [sul-coreanos] avisaram-me de que não deveria encontrar-me com ele porque havia um sério risco de assassinato”, conta o activista à agência noticiosa francesa AFP.

Park Sang-hak é conhecido por liderar um grupo de activistas que lançam em território norte-coreano panfletos sobre democracia e muito críticos do regime de King Jong-il.

Os serviços secretos da Coreia do Sul recusaram-se a comentar formalmente estas alegações, mas um responsável da agência contou à AFP sob anonimato que An tinha na sua posse uma agulha envenenada quando foi detido em Seul.

A Coreia do Sul condenou no ano passado dois norte-coreanos por conspirarem o assassinato de um dissidente de topo de Pyongyang, Hwang Jang-yop, depois de os dois suspeitos terem confessado o fingimento de serem eles mesmos dissidentes como disfarce de uma missão secreta que tinha o objectivo de cometer aquele homicídio. A Coreia do Norte negou formalmente qualquer envolvimento neste caso.

Estatísticas

  • 10 leitores
  • 3 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1512176

Comentário + votado

evolução economic-energetica Russo-japones

enquanto a imprensa aqui está a alimentar o publico com façanhas maquiavelicas dos maus do Nordeste ...

Anónimo

16.09.2011 22:03

X

Mais em Mundo (3 de 11 artigos)

Forças anti-Khadafi avançam para o Sudoeste de Sirte Forças rebeldes entram em Sirte, a cidade natal de Khadafi