Comissário europeu responde a Kadhafi e diz que “os colonizadores já pagaram”

08.12.2007 - 11:06 Por AFP
O comissário europeu para o Desenvolvimento, Louis Michel, reagiu hoje à proposta do líder líbio Muammar Kadhafi que exige “indemnizações para os povos colonizados”, considerando que os “colonizadores já pagaram” e “não têm lições a receber”.
“Os colonizadores já pagaram somas consideráveis durante décadas”, disse Michel aos jornalistas pouco antes da abertura da cimeira UE-África.
“Estas somas nem sempre foram utilizadas da melhor maneira”, acrescentou.
Ontem numa conferência pública em Lisboa, Kadhafi disse que “as forças coloniais devem indemnizar os povos que colonizaram”. “Este será um dos pontos principais da cimeira: as compensações pelo período colonial”, garantiu.
Para Louis Michel, “o objectivo hoje é conseguir uma alteração da natureza da relação entre África e União Europeia”, que “deve tornar-se política”.
“Devemos falar de tudo, tanto dos temas sobre os quais teremos facilmente acordo como aqueles que serão mais difíceis, como a situação no Darfur, os acordos de parcerias económicas, os direitos humanos”.


