• Primeira esplanada Time Out do mundo abre na Avenida da Liberdade
  • Restaurantes de topo com menus a 20 euros
  • Um país desigual na factura da água

Cerimónia em Bengasi

Líbia declara-se livre de Khadafi

23.10.2011 - 16:19 Por Reuters, PÚBLICO

  • Votar 
  •  | 
  •  2 votos 
Guerrilheiros que se levantaram contra Khadafi convergiram em Bengasi, para a festa Guerrilheiros que se levantaram contra Khadafi convergiram em Bengasi, para a festa (Esam Al-Fetori/REUTERS)
As novas autoridades líbias declararam oficialmente domingo à tarde a libertação do país de 42 anos de domínio de Muammar Khadafi.

"Declaração de libertação. Levantai as vossas cabeças. Vós sois líbios livres", disse a dezenas de milhares de pessoas concentradas em Bengasi o vice-presidente do Conselho Nacional de Transição (CNT), Abdel Hafez Ghoga.

O líder do CNT, Mustapha Abdel Jalil, que também falou na cerimónia, prometeu que o país seguirá a lei islâmica. "Nós, como nação muçulmana tomamos a 'sharia' islâmica como fonte da legislação, portanto, qualquer lei contrária aos princípios do Islão é nula do ponto de vista legal", disse. Depois ajoelhou-se em oração.

Jalil agradeceu à Liga Àrabe, às Nações Unidas e à União Europeia pelo apoio ao levantamento que pôs fim à ditadura de Khadafi.

A cerimónia começou com o novo hino nacional líbio e com uma afirmação solene de um orador: “Declaramos ao mundo inteiro que libertámos o nosso amado país, com as suas cidades, aldeias, montanhas, desertos e céus”, disse.

Outro interveniente, Salah el Ghazal, responsável local do CNT, disse aos milhares de pessoas que se reuniram para a cerimónia na cidade berço da revolta, que a Líbia foi abençoada por ter Mustapha Abdel Jalil. “Deus abençoou-nos com Mustapha Abdel Jalil, que merece ser o homem do momento.”

Ghazal homenageou os que morreram e referiu-se ao desaparecimento de Khadafi como “o fim humilhante que Deus queria para ser exemplo para quem pratica as piores formas de injustiça ... contra o seu povo”. A multidão, que empunha bandeiras tricolores – verde, negro, vermelho – aplaudiu.

Notícia actualizada às 17h25

Estatísticas

  • 21 leitores
  • 26 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1517834

Comentário + votado

Livraram-se

Livraram-se de Khadafi, mas não se livraram de Sarkozi, Obama e Cameron, que são muito piores que ...

Anónimo

24.10.2011 16:30

X

Mais em Mundo (10 de 12 artigos)

Passos Coelho durante a tradicional fotografia com todos os líderes da cimeira Passos: essencial da cimeira fica por decidir na quarta-feira