• O romantismo de cada ruína
  • Volta ilustrada à cidade
  • "O que há de novo no amor?": este filme é um milagre

Laboratório está a usar o Twitter para comunicar

CERN:Primeiro feixe de protões completou uma volta ao acelerador de partículas

20.11.2009 - 17:09 Por PÚBLICO

  • Votar 
  •  | 
  •  13 votos 
Uma das experiências do LHC, que esperam detectar os fenómenos que os físicos querem estudar Uma das experiências do LHC, que esperam detectar os fenómenos que os físicos querem estudar (Miguel Madeira/PÚBLICO)
O acelerador de partículas do CERN já está a funcionar: o primeiro feixe de protões está completou uma volta ao túnel subterrâneo de 27 quilómetros, anunciou o Laboratório Europeu de Física de Partículas, que está a dar notícia a par e passo do que se passa no Twitter.

O Grande Colisor de Hadrões (conhecido pela sigla em inglês LHC) apenas funcionou alguns dias após a inauguração, em Setembro de 2008, devido a uma avaria eléctrica. Com ele, os físicos esperam conseguir desvendar mistérios fundamentais sobre a matéria — como o que faz com que as partículas subatómicas tenham massa. A aposta está no bosão de Higgs, chamada a “partícula de Deus”, por nunca ter sido encontrada.

É através do Twitter que o Laboratório Europeu de Física de Pártículas está a comunicar com todos os que desejam saber o que se passa, momento a momento, com o LHC, a grande máquina colocada num túnel circular de 27 quilómetros, a 100 metros de profundidade, na fronteira entre a França e Suíça.

O maior acelerador de partículas jamais construído pretende replicar o que se passou após o Big Bang, embora ao nível subatómico - o das partículas que constituem os átomos. Dessa forma, os físicos esperam obter uma compreensão fundamental da matéria (composta por átomos e estes por partículas sucessivamente mais pequenas) e as forças que regem as suas interacções.

Notícia corrigida às 21h51

Estatísticas

  • 6173 leitores
  • 22 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1410711

Comentário + votado

Daniel

Achille Talon, se e isso que lhe preocupa não se preocupe Colisões com essas, e ainda ...

Daniel

21.11.2009 14:21

X

Mais em Mundo (13 de 16 artigos)

Hackers divulgam correspondência de cientistas do blogue RealClimate