O presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), no poder no Brasil, José Genoino, anunciou hoje a sua demissão, no seguimento de escândalos de corrupção que têm monopolizado a vida política brasileira nos últimos dois meses.
Genoino fez este anúncio pouco antes do início de uma reunião da direcção do partido do Presidente Luiz Inacio Lula da Silva, sobre a crise causada pelas repetidas denúncias de corrupção, situação que já levou a uma série de demissões.
“Quero dizer-vos que entrego o lugar de presidente do PT à direcção nacional”, composta por 83 membros, declarou aos jornalistas.
Na segunda-feira, o secretário-geral do partido, Sílvio Pereira, anunciou a sua demissão e, no dia seguinte, o tesoureiro Delubio Soares fez o mesmo.
Genoino salientou “a grande responsabilidade do partido neste momento, para ultrapassar a crise, a fim de ser um partido fundamental para a viabilidade das alterações no seio do Governo Lula”.
O Presidente brasileiro iniciou uma reformulação governamental depois da demissão, a 16 de Junho, de José Dirceu, ministro da Presidência.


