Bin Laden apela à guerra santa para vingar ofensiva israelita contra Gaza

14.01.2009 - 13:26 Por Reuters
Osama bin Laden apelou à guerra santa (jihad) contra Israel, em retaliação pela ofensiva israelita contra a Faixa de Gaza, numa gravação áudio divulgada hoje por sites islamistas.
“Irmãos palestinianos, já sofrestes demasiado... os muçulmanos estão solidários convosco naquilo que vêem e ouvem. Nós, os mujahedin, estamos também solidários convosco” afirma a voz identificada como sendo do líder da Al-Qaeda, numa gravação intitulada “O apelo à jihad para parar a agressão contra Gaza”. “Estamos convosco e não vos desiludiremos. O nosso destino está ligado ao vosso na luta contra a coligação sionista-cruzada, combatendo até à vitória ou o martírio”, continuou Osama.
Perto de mil palestinianos morreram desde o início dos bombardeamentos de Israel contra a Faixa de Gaza, há já 19 dias, para combater o movimento islâmico do Hamas, causando revolta entre árabes e muçulmanos. Por sua vez, Israel diz que 13 israelitas foram mortos com "rockets" e morteiros provenientes da Faixa de Gaza.
Bin Laden acrescenta que os EUA estão a perder a sua posição dominante no mundo e que isso se deve à intervenção da Al-Qaeda. “A jihad dos vossos filhos contra a coligação sionista-cruzada é uma das principais razões para estes efeitos destrutivos entre os nossos inimigos”, acrescentou o líder islâmico.
Pode ainda ouvir-se na gravação, datada no corrente mês islâmico, Bin Laden a dizer que “Alá agraciou [a Al-Qaeda] com a paciência para continuar o caminho da jihad por mais sete anos, e por mais sete e sete". "A questão é: conseguirá a América continuar a sua guerra contra nós durante as próximas décadas? Relatórios e provas sugerem-nos o contrário”.
A autenticidade da gravação, produzida pelos media da Al-Qaeda, As-Sahab, não pôde ser verificada imediatamente mas a voz ouvida é semelhante à Bin Laden. A última vez que Bin Laden se pronunciou através de uma gravação áudio foi em Maio e também incidiu sobre Gaza, apelando aos muçulmanos que ajudassem a pôr fim ao bloqueio israelita ao território. Nos últimos anos, o líder da Al-Qaeda tem dado bastante atenção ao conflito israelo-palestiniano e a gravação de hoje era acompanhada por uma imagem da mesquita de Al-Aqsa em Jerusalém, o terceiro lugar mais sagrado do Islão.
Responsável pelos atentados de 11 de Setembro, a Al-Qaeda tem apelado insistentemente a ataques contra Israel e a organização terrorista é responsabilizada por um atentado-suicida, em 2002, contra um hotel frequentado por turistas israelitas em Mombaça, no Quénia, registado em simultâneo com uma tentativa falhada para derrubar um avião de uma companhia israelita.

