• |
  • Iphone
  • |
  • Mobile
  • |
  • RSS
  • |
  • Twitter
  • |
  • Facebook
  • Siga-nos em:
  • Há três anos que aqui se caçam turistas com peixes
  • José Queirós - Provedor do Leitor
  • Concurso Nacional de Jornais - O que é uma República?

Vitória esmagadora de Alexandre Lukachenko

Bielorrússia: OSCE afirma que eleições presidenciais não foram livres e justas

20.03.2006 - 13:51 Por Lusa

O presidente da assembleia da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), Alcee Hastings, declarou hoje, em Minsk, que as eleições presidenciais de ontem na Bielorrússia não respeitaram as regras necessárias de liberdade e justiça.
Os candidatos da oposição tiveram dificuldades em passar as suas mensagens para o público, denunciou a OSCE Os candidatos da oposição tiveram dificuldades em passar as suas mensagens para o público, denunciou a OSCE (Sergei Chirikov/EPA)

"As eleições presidenciais de 19 de Março não decorreram conforme as normas internacionais necessárias para a realização de eleições livres e justas", defendeu Hastings durante uma conferência de imprensa em Minsk.

"Havia uma competição [entre os candidatos], mas [o escrutínio] não se desenrolou num ambiente propício a eleições livres. As hipóteses não eram as mesmas para todos", lamentou Hastings.

A OSCE refere em comunicado que "as acusações de que a oposição e a sociedade civil estariam a preparar um golpe de Estado contribuíram de forma significativa para criar um clima de intimidação e de insegurança".

A reeleição de Lukachenko em 2001 também não foi reconhecida pela OSCE.

Alexandre Lukachenko, no poder desde 1994 e considerado como o "último ditador da Europa" pelos Estados Unidos, foi reeeleito com mais de 82 por cento dos votos durante um escrutínio contestado pela oposição.

  • 2 leitores
  • 0 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1251279

Comentário + votado

Login