Bielorrússia: OSCE afirma que eleições presidenciais não foram livres e justas 
20.03.2006 - 13:51 Por Lusa
O presidente da assembleia da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), Alcee Hastings, declarou hoje, em Minsk, que as eleições presidenciais de ontem na Bielorrússia não respeitaram as regras necessárias de liberdade e justiça.
"As eleições presidenciais de 19 de Março não decorreram conforme as normas internacionais necessárias para a realização de eleições livres e justas", defendeu Hastings durante uma conferência de imprensa em Minsk.
"Havia uma competição [entre os candidatos], mas [o escrutínio] não se desenrolou num ambiente propício a eleições livres. As hipóteses não eram as mesmas para todos", lamentou Hastings.
A OSCE refere em comunicado que "as acusações de que a oposição e a sociedade civil estariam a preparar um golpe de Estado contribuíram de forma significativa para criar um clima de intimidação e de insegurança".
A reeleição de Lukachenko em 2001 também não foi reconhecida pela OSCE.
Alexandre Lukachenko, no poder desde 1994 e considerado como o "último ditador da Europa" pelos Estados Unidos, foi reeeleito com mais de 82 por cento dos votos durante um escrutínio contestado pela oposição.
Restam 1200 caracteres
Os comentários deste site são publicados sem edição prévia, pelo que pedimos que respeite os nossos Critérios de Publicação. O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados utilizando o botão “Denunciar este comentário” próximo da cada um. Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.

