• |
  • Iphone
  • |
  • Mobile
  • |
  • RSS
  • |
  • Twitter
  • |
  • Facebook
  • Siga-nos em:
  • Google transforma Gmail para competir com Facebook e Twitter
  • A cidade que morre quando o sol se põe
  • João queria morrer sozinho, mas acabou por matar a filha

Helicópteros britânicos colidem a norte da capital

Bagdad: 35 mortos em série de atentados contra bairros xiitas

15.04.2007 - 17:43 Por AFP

  • Votar 
  •  | 
  •  0 votos 
Trinta e cinco pessoas morreram hoje numa série de atentados contra bairros xiitas de Bagdad. As forças britânicas confirmaram, entretanto, a queda de dois helicópteros nos arredores da capital iraquiana, na sequência de uma colisão.
Dois carros armadilhados explodiram ao início da manhã no bairro de Al-Churta Dois carros armadilhados explodiram ao início da manhã no bairro de Al-Churta (Ali Jasim/Reuters)

A manhã começou com a explosão de dois carros armadilhados no bairro de Al-Churta, o primeiro frente a um restaurante e o segundo junto a um mercado ao ar livre. Segundo o último balanço das autoridades, 18 pessoas morreram na explosão, incluindo cinco mulheres e três crianças.

Horas depois, um autocarro armadilhado explodiu numa rua comercial de Karrada, no centro da capital, matando onze transeuntes e ferindo outros 18.

Ainda durante a manhã, um bombista suicida fez-se explodir num mini-autocarro que seguia a norte da cidade, numa zona também de maioria xiita. Seis pessoas morreram e dez ficaram feridas no ataque.

A série de ataques ocorreu um dia após uma jornada sangrenta, que terminou com mais de 60 mortos, a maioria vítimas de um atentado suicida na cidade xiita de Kerbala.

O primeiro-ministro iraquiano, Nuri al-Maliki, emitiu esta manhã um comunicado, lamentando que os grupos terroristas concentrem cada vez mais as suas operações em alvos civis, “mostrando a sua falta de eficácia perante as forças armadas iraquianas”.

Militares iraquianos e norte-americanos estão envolvidos, desde meados de Fevereiro, numa operação em grande escala para reforçar a segurança em Bagdad, que deverá prolongar-se até Junho.

Entretanto, o Ministério da Defesa britânico anunciou a morte de dois militares na queda de dois helicópteros a norte de Bagdad. Segundo o ministro Des Browne, “as informações iniciais” indicam que se tratou de “um acidente e não de um ataque da guerrilha”.

O comando norte-americano anunciou inicialmente que os helicópteros pertenciam ao seu contingente e que os aparelhos se teriam despenhado após uma colisão.

  • 2 leitores
  • 1 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1291227

Comentário + votado

Ajudem-me lá...os xiitas são oa maus da fita, os q...

Ajudem-me lá...os xiitas são oa maus da fita, os que sao apoiados pelos (u)ranianos, certo?

Anónimo

15.04.2007 18:00

Comentar Critérios para publicação de comentários dos leitores

Restam 1200 caracteres

Os comentários deste site são publicados sem edição prévia, pelo que pedimos que respeite os nossos Critérios de Publicação. O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.

Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados utilizando o botão “Denunciar este comentário” próximo da cada um. Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.