O atentado perpetrado hoje por um bombista suicida no mercado de Charsadda, em Peshawar, Paquistão, causou pelo menos 32 mortos. De início a polícia anunciou que morreram mais de 20 pessoas, mas mais tarde soube-se que o número de mortos foi superior e que a explosão causou também mais de 100 feridos.
Mais de 300 pessoas já morreram na sequência de ataques atribuídos aos taliban desde que as autoridades paquistanesas lançaram a operação para tomar o controlo da região tribal do Waziristão do Sul. Ao todo, nos últimos dois anos os vários atentados causaram perto de 2500 mortos.
O ataque ocorreu pouco após as 16h00 locais (11h00 em Lisboa) naquele movimentado mercado e mais de 50 estabelecimentos e vários veículos ficaram danificados pela explosão. “O número de mortos aumentou para 32 e mais de 100 pessoas ficaram feridas neste ataque suicida”, adiantou horas depois um responsável das autoridades locais, Bashir Bilour. Entre as vítimas estão três mulheres e sete crianças.
“Havia feridos e mortos por todo o lado, foi um cenário horrível”, disse um homem que estava em frente às bancadas que ficaram destruídas. “As vítimas são todas civis", adiantou o responsável da polícia Liaqat Ali.
O primeiro-ministro paquistanês, Yousuf Raza Gilani, disse que os taliban estão a levar a cabo uma “guerra de guerrilha” para se vingarem das operações do Exército paquistanês no Waziristão do Sul. “Lançam ataques suicidas porque o nosso Exército está a controlar os seus bastiões”.
O porta-voz dos taliban paquistaneses Azam Tariq adiantou numa entrevista por telefone à AFP que os atentados nas cidades “fazem parte da estratégia”. Um outro ataque, a 28 de Outubro, causou 118 mortes num mercado em Peshawar frequentado sobretudo por mulheres e crianças.
No Waziristão do Sul estão actualmente 30 mil soldados paquistaneses. Naquela região morreram, segundo os números oficiais, cerca de 500 guerrilheiros taliban e 46 soldados paquistaneses nas três últimas semanas, mas esses dados são difíceis de confirmar porque é difícil aceder à região.



