Cerca de 70 pessoas feridas no atentado

Afeganistão: camiões com combustível para forças americanas destruídos em ataque

24.03.2008 - 16:36 Por PÚBLICO, Agências

  • Votar 
  •  | 
  •  0 votos 
Quase 40 camiões foram destruídos pelas chamas Quase 40 camiões foram destruídos pelas chamas (Ammad Waheed/Reuters)
Perto de 40 camiões cisterna carregados de combustível para as tropas norte-americanas no Afeganistão foram destruídos, a noite passada, na fronteira paquistanesa. O ataque, atribuído a grupos pró-taliban, feriu cerca de 70 pessoas.

Segundo fontes da segurança paquistanesa, perto de uma centena de camiões estavam estacionados junto ao posto fronteiriço de Torkham, na região tribal, aguardando autorização para entrar no país vizinho.

“A noite passada, um engenho explosivo foi colocado debaixo de um camião cisterna. A sua explosão provocou uma reacção em cadeia e 26 camiões foram destruídos”, adiantou um responsável de segurança do distrito de Khyber.

A BBC online relata que 70 pessoas ficaram feridas nas explosões, muitas delas com queimaduras provocadas pelo combustível em chamas.

Os motoristas de vários camiões conseguiram retirar os seus veículos do local, mas a outros tiveram tempo apenas para fugir. Várias lojas nas imediações foram também danificadas pelas explosões.

A fronteira entre o Paquistão e o Sul do Afeganistão tem sido palco de vários ataques atribuídos aos rebeldes ligados ao antigo regime fundamentalista afegão e a grupos próximos da Al-Qaeda. “Acreditamos que os combatentes pró-taliban são responsáveis por este ataque”, adiantou a mesma fonte.

A maioria do combustível destinado às forças norte-americanas e ao NATO no Afeganistão chega através desta fronteira.

Estatísticas

  • 7 leitores
  • 2 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1323521

Comentário + votado

Estao mal

Destruir camiões cisterna não é um acto de Guerra mas de vandalismo...pobres Fundamentalistas que ...

Nuno Duarte

24.03.2008 17:50

X

Mais em Mundo (6 de 8 artigos)

Cheney diz que israelitas e palestinianos terão de fazer "concessões penosas" Cheney acusa Irão e Síria de "torpedearem" negociações israelo-palestinianas