SIC Notícias estreia novo programa de opinião com Pacheco Pereira ao domingo à noite

25.06.2009 - 14:47 Por Ana Machado
Chama-se Ponto/Contraponto, irá para o ar pouco antes de As Escolhas de Marcelo, às 21h30 e é o novo programa de opinião da SIC Notícias, com Pacheco Pereira.
“Este é um programa de opinião sobre aquilo que nos faz ter opinião: a comunicação social, os media, os jornais, as rádios, os blogues, os livros, a televisão” diz Pacheco Pereira, em discurso directo, num comunicado do canal, sobre o conteúdo do novo espaço, frisando ainda que, para além dos temas relacionados com a comunicação social, abordará assuntos relacionados com a própria vida, as origens, a família, o meio social. “Tudo faz a nossa opinião “, diz Pacheco Pereira.
Para o historiador e cronista do PÚBLICO, os espaços de opinião ganham uma importância particularmente importante nos tempos que correm : “Vivemos um mau momento para a liberdade, para respirar. Todos nos querem consensuais, submissos, respeitadores. Não é o meu caminho.”
Para Pacheco Pereira, num país onde “ a comunicação social tem pouca qualidade”, como Portugal, há “pouca crítica, pouca controvérsia, demasiados silêncios, não se separam as águas”. E promete falar de tudo num espaço que coloca no pedestal a opinião, sem pretensão de a impor, mas com a vontade de fomentar o diálogo: “Não é ciência nem jornalismo não tem a preocupação de ser equilibrado nem isento e não será muitas vezes justo”.

