Santos Silva desafia TVI a explicar decisão e a pôr no ar notícia sobre Freeport

03.09.2009 - 18:18 Por Leonete Botelho
O ministro dos Assuntos Parlamentares, Augusto Santos Silva, pediu à administração da TVI para dar uma "explicação cabal da decisão" de suspender o Jornal de Sexta de Manuela Moura Guedes e desafiou também a estação a "publicitar já" quaisquer informações que tenham a ver com o PS, aludindo à notícia sobre o caso Freeport que estaria para ir para o ar amanhã, mas sem o referir.
O ministro que tem a tutela governamental da comunicação social anunciou ainda que o seu partido pediu ainda a intervenção da Entidade Reguladora da Comunicação Social para averiguar se as leis da comunicação social, nomeadamente a Lei da Televisão e os valores da independência estão a ser cumpridas na TVI.
Numa conferência de imprensa na sede do PS, ao Rato, Santos Silva considerou como "absolutamente incompreensível" a decisão de suspender o Jornal Nacional dirigido por Moura Guedes, ao mesmo tempo que rejeitava as "insinuações absolutamente falsas que procuram relacionar" o PS com "esta decisão de uma empresa privada. Até porque, como afirmou, "a decisão objectivamente prejudica o PS".
"Repudio qualquer influência ou intervenção do PS na decisão", sublinhou este dirigente, passando de imediato ao contra-ataque à oposição, a qual tem relacionado o caso da TVI com as tensões que a estação tem tido nos últimos meses com o primeiro-ministro. "Tais insinuações titulam quem as profere", disse Santos Silva, acusando "vários dirigentes de partidos políticos de não saberem conviver com a liberdade de expressão", apontando o dedo a Aguiar Branco que momentos antes afirmara no Porto que "Portugal e a democracia estão de luto".
Para dar consistência à sua afirmação, afirmou que "o último caso documentado de interferência na comunicação social ocorreu quando José Pedro Aguiar Branco [vice-presidente do PSD] era ministro da Justiça no caso Marcelo Rebelo de Sousa". Nessa altura, afirmou, houve "pressões exercidas pelo Governo [sobre a TVI] para afastar um comentador que lhe parecia hostil.

