• Lady Gaga, o "monstro em Jakarta"
  • Restaurantes de topo com menus a 20 euros
  • Um país desigual na factura da água

Relatórios de final de mandato

Provedor diz que informação da RTP não serve “o patrão”

18.03.2010 - 20:30 Por Ana Machado

  • Votar 
  •  | 
  •  0 votos 
Paquete de Oliveira lembra as audiências "campeãs" do Telejornal Paquete de Oliveira lembra as audiências "campeãs" do Telejornal (Enric Vives Rubio)
Paquete de Oliveira, provedor da televisão pública de saída, diz no seu relatório de final de mandato que não tem “quaisquer elementos internos à função para constatar a interferência directa do Governo ou de outros grupos de interesse” na informação da RTP.

Num extenso relatório, Paquete de Oliveira diz, em forma de balanço, sobre a informação do canal público, que considera mesmo injustas as críticas “de carácter genético” à parcialidade da informação do canal, que é até, neste campo, “campeão de audiências”.

Para o provedor, são estas audiências do Telejornal que provam a confiança que o público tem nos jornalistas da casa e considera que estes profissionais mereciam mais respeito, refutando as acusações de favores “ao patrão”.

Paquete critica ainda o afastamento de comentadores como Marcelo Rebelo de Sousa e António Vitorino, considerando que este afastamento “tirará a RTP de um lugar privilegiado no campo de opinião”.

Também de saída, Adelino Gomes, provedor da rádio pública realça no seu relatório o fim do histórico “Lugar ao Sul”, de Rafael Correia, que considera “a jóia da corôa radiofónica do serviço público”, a ausência da chamada música pimba e do folclore, que, segundo o provedor, invadem as manhãs da TV, e acaba por questionar o papel do provedor num universo dos media onde impera a Internet e onde os agentes dos media já não contam só com um “ombudsman” mas sim com um vasto painel deles, todos com voz, nos blogues, twitters, e outros suportes.

Estatísticas

  • 8 leitores
  • 1 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1428317

Comentário + votado

E onde podem ler-se esses relatórios?

A notícia, um pequeno highlight, é interessante, mas desenvolvam lá por favor. Isto ...

Ana Pereira

20.03.2010 09:41

X

Mais em Media (14 de 14 artigos)

Jornalista António Santos lança romance